Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Foram definidas na noite desta quinta-feira, 17, as comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Tocantins. Com a indicação dos deputados de cada bancada para compor as comissões, foram definidos os nomes do presidente e do vice de cada grupo. Na ocasião, estiveram presentes na eleição 19 dos 24 deputados.

A eleição seguiu os moldes do pleito para presidente da Casa, e deveria ser presidida pelo deputado que comandava as comissões conjuntas da Legislatura anterior. Na falta deste, assumiu o deputado mais idoso, ou seja, José Bonifácio (PR).

Conforme esperado, a bancada governista ganhou a presidência da maioria das comissões parlamentares, entre elas a de Constituição e Justiça, a de Cidadania a de Minas e Energia. Para a oposição sobraram apenas 3 das 12 comissões, como a de Políticas para a Juventude, e Educação. A única comissão que ainda não foi definida é a de Ética que, de acordo com o presidente da Casa, deputado Raimundo Moreira (PSDB) ainda ficou sem indicações do governo.

Um ponto que gerou debate entre os deputados foi a eleição para a comissão de Segurança Pública. No ato da eleição, o deputado José Bonifácio (PR) se colocou como candidato, provocando a indignação dos parlamentares de oposição. O deputado José Augusto Pugliese (PMDB) lembrou do acordo firmado entre as duas bancadas colocando o deputado Sargento Aragão (PPS) como candidato único para a comissão.

Já o deputado Freire Junior (PSDB), líder de governo citou que as outras comissões que deveriam ficar com a oposição são a de Educação, a de Políticas para Juventude e a de Ética e Decoro Parlamentar.

Depois de votadas as cinco primeiras comissões, os deputados deram prosseguimento nos trabalhos legislativos. De acordo com o deputado José Roberto (PT), as outras sete comissões serão votadas na próxima terça-feira. Contudo, pelo acordo firmado entre as bancadas de governo e oposição, todos os presidentes e vices já estão definidos pelos deputados.

Confira abaixo a listagem das comissões já formadas e seus respectivos presidentes e vices:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Presidente: Amália Santana (PT)
Vice: Toinho Andrade (DEM)

Comissão de Finanças, Tributação Fiscalização e Controle
Presidente: Amélio Cayres (PR)
Vice: Osires Damaso (DEM)

Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público
Presidente: Marcelo Lelis (PV)
Vice: Raimundo Palito (PP)

Comissão de Segurança Pública
Presidente: Sargento Aragão (PPS)
Vice: Eli Borges (PMDB)

Comissão de Acompanhamento e Estudos de Políticas Públicas para a Juventude
Presidente: Josi Nunes (PMDB)
Vice: Eduardo do Dertins (PPS)