Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois de aberta a sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa, às 9h30, o presidente da Casa, deputado Raimundo Moreira foi obrigado a suspender a sessão por falta de quorum.

Para ser aberta, a sessão necessita de um número mínimo de 8 deputados. Contudo, este número ainda é insuficiente para que a ordem do dia seja lida e as matérias constantes na pauta sejam votadas em plenário. Para isso são necessários 13 parlamentares, ou seja, a metade dos 24, mais um.

No ato da abertura da sessão, estavam registrados no painel da AL apenas o número mínimo de parlamentares para se iniciar os trabalhos. Mesmo após a suspensão da sessão e a convocação do presidente para que os deputados descessem de seus gabinetes, apenas mais dois parlamentares registraram sua presença no plenário. Com 10 nomes, ainda fica a impossibilidade de se votar matérias.

Matérias importantes ainda aguardam serem votadas pelos deputados estaduais. Entre elas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), além da matéria que mais gerou polêmica na última semana, que trata da transferência de poderes do presidente nas indicações para cargos de confiança e assessoria da Mesa Diretora. Na ocasião, Moreira acusou a oposição de querer tirar poderes da presidência.