Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os participantes da 1ª Oficina sobre Regularização Fundiária dos Territórios Quilombolas assinaram na manhã desta sexta-feira, 4, uma Moção de Pesar pela morte do Assessor do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia, Sebastião Bezerra, assassinado no dia 27 de fevereiro em Gurupi.

Na Moção, as comunidades e representantes de movimentos sociais falam sobre a importância de Bezerra para os movimentos sociais. “Era Sebastião Bezerra um companheiro de grande relevância para o Movimento dos Direitos Humanos no Estado, o qual prestou serviços relevantes na defesa dos direitos dos excluídos”, diz a Moção de Pesar.

A Oficina foi realizada nos dias 3 e 4 de março, em Palmas, e reuniu representantes de diversas comunidades quilombolas do Tocantins para tratar sobre regularização fundiária, segurança alimentar, educação entre outros temas. Na tarde desta sexta-feira, 4, os representantes das comunidades e de órgãos estaduais e federais participam do Fórum de Acompanhamento da Regularização Territorial das Comunidades Quilombolas do Tocantins. A reunião do Fórum acontece no auditório do MPF - Ministério Público Federal.

Leia a Moção na íntegra:

MOÇÃO DE PESAR

Nós participantes da Oficina Sobre Regularização Fundiária dos Territórios Quilombolas vem a público manifestar o nosso profundo pesar e indignação pela morte do Assessor Educacional do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia e Secretário Executivo do Regional Centro-Oeste do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o militante e defensor dos direitos humanos SEBASTIÃO BEZERRA DA SILVA, assassinado em 27 de fevereiro de 2011, na cidade de Gurupi – Tocantins.

Era Sebastião Bezerra um companheiro de grande relevância para o Movimento dos Direitos Humanos no Estado, o qual prestou serviços relevantes na defesa dos direitos dos excluídos. Portanto, expressamos também nossa grande indignação com a forma brutal e a gravidade da violência com requintes de crueldades e uso de tortura praticados pelos assassinos, e solicitamos das autoridades competentes seriedade nas investigações, elucidação do fato e punição na forma da lei para os mandantes e executores.

É, pois, justa a homenagem póstuma dos participantes e entidades subscritas abaixo, a um companheiro que merece a saudade de todos os movimentos e a comunidade a que ele tanto serviu.

Transmitimos também a nossa solidariedade e carinho neste momento de dor e de revolta à família enlutada de Sebastião Bezerra.

Palmas 04 de março de 2011.

COMISSÃO NACIONAL DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS REG/TO.

INSTITUTO DE DEF. DOS DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE

ALTERNATIVA PARA PEQUENA AGRIUCULTURA DO TOCANTINS

GRUPO DE CONSCIÊNCIA NEGRA DO ESTADO DO TOCANTINS/ AGENTE DE PASTORAL NEGROS

OBRA KOLPING ESTADUAL DO TOCANTINS

INSTITUTO TRINITAS – IRs. SERVAS DO ESPÍRITO SANTO

CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

FUNDAÇÃO PALMARES

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS QUILOMBOLAS DA BARRA DA AROEIRA – SANTA TEREZA

COM. QUILOMBOLA DO CORREGO FUNDO – BREJINHO DE NAZARÉ

COMUNIDADE QUILOMBOLA MALHADINHA – BREJINHO DE NAZARÉ

COMUNIDADE QUILOMBOLA ILHA SÃO VICENTE – ARAGUATINS

COMUNIDADE QUILOMBOLA MATA GRANDE – MONTE DO CARMO

CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR

CENTRO DE DIREITOS HUMANOS DE PALMAS

COMUNIDADE QUILOMBOLA MUMBUCA – MATEIROS

COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA – ARRAIAS

COMUNIDADE QUILOMBOLA CALUNGA DO MIMOSO – ARRAIAS

COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGINHA – PORTO ALEGRE TOCANTINS

COMUNIDADE QUILOMBOLA GROTAO – FILADELFIA

DEPUTADO ESTADUAL JOSÉ ROBERTO

PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL- PC do B – PALMAS

COMISSAO PASTORAL DA TERRA

ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DA REGIÃO NORTE DE PALMAS