Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Os policiais militares, bombeiros, bem como seus dependentes, que necessitam dos serviços de fisioterapia ganharam novo reforço na manhã desta segunda-feira, 14 de março. O setor, que funciona na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, adquiriu novos materiais que vão impulsionar o tratamento dos pacientes. A compra dos equipamentos foi feita com recursos do FAM - Fundo de Assistência aos Militares Ativos e Inativos do Tocantins.

Com a presença do comandante-geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, foram entregues ao setor de fisioterapia 02 massageadores, 02 óculos proteção para laser, 01 Neurodyn (aparelho estimulador), 01 disco de equilíbrio, 01 bola (Physio), 01 lâmpada incandescente refletora e 02 exercitadores de mãos. “Esse material vem implementar as atividades do setor e os profissionais que atuam com a fisioterapia aqui no Quartel estão de parabéns; e vamos melhorar ao máximo para que os atendimentos sejam sempre aperfeiçoados”, disse o comandante-geral, que na ocasião esteve acompanhado do sub-chefe do Estado Maior, Coronel José Antonio de Souza.

Para o presidente do FAM, coronel Glauber de Oliveira Santos, a aquisição dos equipamentos “é mais uma forma de prestar contas aos militares, de como estão sendo investidos os recursos, tudo com o objetivo maior de proporcionar o bem-estar a cada um deles”, disse.

O militar do Corpo de Bombeiros, Procópio Ferreira, 30 anos, aprova o tratamento que recebe no setor. Ele está há dois anos fazendo sessões de fisioterapia. “O trabalho aqui é excelente, um dos melhores da capital. A gente vê que os profissionais são competentes e muito interessados. Eu estou muito satisfeito”, elogiou.

“A aquisição desse material vem para implementar o setor, já que temos hoje uma grande demanda, atendemos militares, além de Palmas, de Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Arraias e Paraíso do Tocantins, e com essa aquisição vamos melhorar bastante os serviços”, observou a capitã Alessandra Fernandes Bragança, fisioterapeuta responsável pelo setor.

Atualmente, a equipe conta com cinco fisioterapeutas e três auxiliares. São atendidos, por dia, uma média de 35 a 40 pessoas, além dos atendimentos extras (os que não haviam sido programados). Há pouco mais de um mês, o setor adquiriu material para tratamento de acupuntura.

Objetivo

O Setor de Fisioterapia tem convênio com a Faculdade Objetivo de Palmas. Às terças e quintas-feiras alunos da faculdade desenvolvem a ginástica laboral com os servidores no QCG, para a prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo.

FAM

O FAM foi incorporado à Fundação Pró-Tocantins de Assistência aos Policiais e Bombeiros Militares em novembro de 2010. De acordo com o presidente do Fundo, todos os esforços estão agora no sentido de construir a sede própria da entidade, pleito que recebeu sinalização positiva do comandante-geral, coronel Marielton.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM