Saúde

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 21 de março, o prefeito José Santana Neto (PT) recebeu o secretário estadual de Saúde, Arnaldo Nunes, a deputada Amália Santana e a secretária municipal de Saúde, Aldilene Fagundes no Hospital Municipal de Colinas do Tocantins para tratarem sobre a parceria entre o município e o Governo do Tocantins na manutenção da saúde.

O secretário Arnaldo Nunes foi a Colinas apresentar a equipe de técnicos da Saúde que irão fazer um diagnóstico sobre a Saúde Pública no município, avaliando o Hospital, suas necessidadesbem como arede do Programa Saúde da Família. Este levantamento será entregue ao secretário Arnaldo Nunes e ao prefeito José Santana na próxima segunda-feira, 28.

De acordo com o secretário Arnaldo Nunes, o Governo do Tocantins está trabalhando na estruturação da saúde. “Colinas é uma cidade regional na saúde, sendo uma porta que deve funcionar triando. O município está precisando do aporte financeiro, porque não tem condições de manter essa despesa. Precisamos resolver a questão deste hospital. Estamos aqui iniciando esta parceria”, explicou o secretário.

Para o prefeito José Santana Neto é fundamental que o Estado assuma junto com a Prefeitura a responsabilidade do Hospital, uma vez que hoje são atendidos outros 12 municípios, além de Colinas. “Cerca de 90 mil pessoas têm o nosso Hospital como referência. Estamos fazendo o melhor que podemos, mas queremos oferecer uma saúde muito melhor, para isso, precisamos que o Estado assuma conosco esta responsabilidade”, comentou o prefeito Santana.

Após este levantamento, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e o município de Colinas irão pactuar as responsabilidadesde cada um com o Hospital Municipal, para que assim, possa ser oferecido um serviço de qualidade aos 13 municípios atendidos.

Discussão

Desde 2009 o prefeito José Santana Neto busca apoio do Governo do Tocantins para a manutenção do Hospital Municipal de Colinas. Mas só agora, esta parceria está sendo iniciada, após o empenho da deputada Amália Santana, que procurou a Secretaria de Saúde para iniciar a parceria entre Prefeitura e Governo do Tocantins.

No dia 15 de março houve uma reunião em Palmas do secretário de Saúde, Arnaldo Nunes com o prefeito José Santana Neto, a secretária de Saúde de Colinas, Aldilene Fagundes e a deputada Amália Santana para discutir de maneira o Estado poderia contribuir com a melhoria e manutenção dos serviços de Saúde em Colinas, e se haveria a possibilidade de estadualização, uma vez que o Hospital é de média complexidade. Naquela reunião já foi descartada a estadualização, mas o secretário assumiu o compromisso de parceria com o município para a manutenção e melhoria dos serviços prestados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Colinas