Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Junta de Serviços Militares de Palmas realizou na manhã desta quarta-feira, 23, no Espaço Cultural, a entrega de 300 Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens que se alistaram no Serviço Militar em 2010. O prefeito Raul Filho, presidente da Junta Militar de Palmas, prestigiou o evento e falou aos jovens sobre a importância do serviço militar e dos compromissos pátrios. Esse ato solene é realizado pela gestão municipal há cinco anos, e nas palavras do prefeito, representa um compromisso e respeito com a pátria.

Falando aos jovens dispensados, o prefeito ressaltou que faz parte do sonho de muitos prestar o serviço militar e que eles ainda têm muito em que ajudar o País. Ainda segundo Raul, essa dispensa não é um sinal de “desobrigação” com a pátria e com os serviços militares. “O sonho de muitos jovens é servir a pátria. Essa dispensa não significa o descompromisso, a desobrigação com a pátria. Vocês são jovens e o Brasil ainda precisa e precisará muito de vocês”, disse o prefeito.

Raul Filho também ressaltou que é de suma importância o papel dos reservistas, segundo ele, o Brasil está crescendo e se consolidará como uma potência econômica, e mesmo “não sendo um país de guerra” é dever das forças armadas defender as fronteiras e a soberania de seu povo que “prosperará” junto com o País. “O Brasil está certo de seu destino de ser uma grande potência econômica nos próximos anos, estaremos entre as cinco maiores potências mundiais e vocês [dispensados do serviço militar] poderão ser convocados para defender as nossas fronteiras. O Brasil não é um país de guerra, de enfrentamento, mas é nossa função defender e resguardar nossa soberania”, pontou.

O tenente Marcelo Borba de Mello, delegado do serviço militar, conduziu o juramento e compromisso dos jovens à Bandeira Nacional. Segundo o tenente, esse tipo de cerimônia acontece duas vezes por ano em Palmas e é realizada no Espaço Cultural, em parceria com a Prefeitura de Palmas. “Cerca de quatro mil jovens se alistaram em 2010, sendo incorporados cerca de 250 jovens”, explicou o tenente Borba. A próxima cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) está prevista para ser realizada no segundo semestre, entre os meses de setembro e outubro.

Fonte: Ascop