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Palmas

Melhorar o acesso à informação e aos serviços públicos municipais por meio de investimentos na modernização administrativa, com esse foco, o Prefeito Raul Filho entregou nesta quinta-feira, 24, o Centro de Tecnologia da Informação de Palmas (Cetipa). O Centro é um dos módulos do Plano Diretor da Informação de Palmas e será responsável pela centralização e desenvolvimento das ferramentas de tecnologia da Informação da gestão municipal. Na ocasião também foi apresentado o novo layout do portal da Prefeitura de Palmas, www.palmas.to.gov.br, novo sistema de e-mail e chat corporativo.

Segundo a diretora de Tecnologia da Informação, Ana Cláudia Gabino, as ferramentas disponibilizadas, além de agilidade no atendimento, “vão representar economia, pois vão permitir mais agilidade e menor custo na comunicação entre servidores, com o menor uso de telefones e deslocamento”.

Além da economia na gestão pública, a implantação do Cetipa e as novas ferramentas de informática que serão disponibilizadas pelo portal representam também, de acordo com o prefeito Raul filho, mais um avanço na busca pela transparência na gestão. “Aliados ao Portal da Transparência, Diário Oficial e a Ouvidoria, essas ferramentas também irão proporcionar que o cidadão tenha maior clareza sobre como e em que é investido o dinheiro público”. Ressaltou.

Já a Secretária de Planejamento e Gestão, Ana Carolina Emerich, afirmou que após totalmente implantado, o Cetipa irá contribuir também para a melhoria da arrecadação, pois disponibilizará ferramentas mais ágeis e seguras, “Nosso desafio é transformar o que temos em tecnologia e conhecimento em soluções práticas para a população”, frisou.

O Centro de Tecnologia da Informação foi construído com investimentos na ordem de R$ 432.347,10, oriundos de uma parceria entre Programa Nacional de Apoio a Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM e a Prefeitura de Palmas. Segundo o coordenador técnico do PNAFM , ligado ao Ministério da Fazenda, Alexandre Melillo, o trabalho em conjunto com a Gestão Municipal já apresenta bons resultados, “não esperávamos outra coisa, senão o sucesso dessa ação que tem como desafio melhorar as condições de vida das pessoas. Palmas dá um passo significante nesse sentido”, disse o coordenador.

Portal e webmail

No evento também foram apresentados o novo layout do Portal da Prefeitura Municipal,www.palmas.to.gov.br, e o sistema de e-mail e chat corporativo. Resultado do trabalho em conjunto entre a Assessoria de Comunicação (ASCOP) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o novo Portal é desenvolvido em software livre e tem como foco o atendimento ao cidadão, com ênfase na melhoria da navegação e do acesso às informações e aos serviços municipais.

“Nosso objetivo é transformar o Portal da Prefeitura na principal ferramenta de comunicação entre a Prefeitura e a sociedade, com a disponibilização de ferramentas que agilizem e melhorem o acesso aos serviços e informações municipais”, frisou Ana Claúdia Gabino.

Fonte: Assessoria de Imprensa