Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Secretários de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal estão chegando ao Tocantins para a primeira reunião da nova diretoria do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação. As primeiras autoridades desembarcaram na manhã desta segunda-feira, 28, em Palmas. A abertura do evento está prevista para as 9h desta terça-feira, 29 na Pousada dos Girassóis II.

Quem abre os trabalhos da reunião é José Henrique Paim, secretário executivo do Mec – Ministério da Educação, que representa o Ministro, Fernando Haddad. Ele será recebido pelo governador Siqueira Campos e pelo secretário de Educação do Estado e 3° vice-presidente do Consed, representante dos Estados da Região Norte, Danilo de Melo Souza. Os primeiros debates estarão focados na apresentação dos programas e a nova estrutura do Mec. Ainda no mesmo dia os secretários discutem sobre a educação continuada, alfabetização diversidade e inclusão.

Ao fim da tarde às, 17h, todos os participantes do encontro conhecerão o primeiro colégio do Estado inaugurada para atender o ensino integral. A unidade escolar, Raquel de Queiroz, localizada no Aureny III, que abriu as portas para a comunidade no último dia, 17, já está atendendo cerca de 600 estudantes.

Com o tema “Os desafios da nova gestão”, é que os secretários estarão envolvidos até o fim da reunião ordinária, quarta-feira, 30. “O evento representa um marco para a Educação do nosso Estado, coloca o Tocantins em evidência no cenário nacional. Além de ser uma excelente oportunidade para se discutir novas políticas educacionais de todo o país”, destaca Danilo de Melo, secretário de Educação do Estado e

Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre as atividades do Conselho estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc