Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Consolidar a internet e a informática com principais vias de comunicação mundial é um dos objetivos da Estação Digital Sem Fronteiras, um projeto de inclusão digital inaugurado no último sábado, 2 de abril, no Setor Nova Fronteira, no município de Gurupi.

O recurso para a consolidação do projeto foi captado junto à Fundação Banco do Brasil pelo presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, por meio de articulação do vereador Cabo Carlos junto a Associação da Casa Própria. O recurso investido na Estação Digital de Gurupi é na ordem de R$ 49 mil. A Fundação Banco do Brasil manterá a logística do Centro por um ano, inclusive as duas educadoras sociais, após o período a manutenção da Estação será responsabilidade da Associação.

O programa consiste na implantação de Estações Digitais em comunidades que não têm acesso a essas tecnologias, em parceria com entidades locais e organizações do Terceiro Setor.A iniciativa objetiva também aproximar o computador da vida de estudantes, donas de casas, trabalhadores, entre outros, proporcionando novas perspectivas e, principalmente melhorando a qualidade de vida da população.

De acordo com o diretor pedagógico da Estação Sem Fronteiras, vereador professor Cabo Carlos, a comunidade do Setor Nova Fronteira e dos setores vizinhos terão acesso a cursos gratuitos oferecidos no período da manhã, tarde e noite. “Para isso duas educadoras sociais foram capacitadas para ministrar os cursos e orientar os alunos e esperamos atender cerca de 200 pessoas, como crianças, jovens e adultos, um dos focos será a inclusão digital de idosos e donas de casa. Atualmente existem mais 320 unidades como essa funcionando no Brasil, e ficamos muito orgulhosos de proporcionar, junto com o companheiro Donizeti Nogueira, Associação da Casa Própria, por meio da Fundação Banco do Brasil, um projeto que oportunizará a inclusão digital e aqualidade de vida da população gurupiense”, acrescentou o vereador, destacando ainda a importância da participação de Donizeti na consolidação do Projeto. “Tudo isso só foi possível graças ao apoio de um homem batalhador e trabalhador como é o companheiro Donizeti, que mesmo sem mandato, sendo apenas um presidente de partido, tem trazido muitos benefícios para o Estado”.

Já o presidente da Associação da Casa Própria, Agnaldo do Vale, falou daexpectativa da comunidade. “Estamos ansiosos para começar a utilizar a Estação. Reconhecemos a importância do projeto para nossa comunidade e esperamos oferecer ainda mais oportunidades no nosso setor”.

Donizeti Nogueira, um dos apoiadores do Projeto, destacou a parceira com a Fundação Banco do Brasil e ainda seu carinho pelo município de Gurupi. “A Fundação Banco Brasil tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso país, o que se intensificou ainda mais depois do Governo Lula. Quando temos pessoas com disposição para mobilizar outras pessoas podemos fazer o muito com o pouco. E foi o que essa comunidade fez e agora está vendo se tornar realidade. Considero Gurupi a minha cidade no Estado”, elogiou o presidente.

Participaram da inauguração, além de Donizeti Nogueira e do vereador Cabo Carlos, o secretário Estadual de Organização do PT, Leontino Pereira, o prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues, o presidente interino do PT de Gurupi, Vanderlan Carneiro, e o presidente da Associação da Casa Própria, Agnaldo do Vale.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT