Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Apresentar aos agricultores técnicas sustentáveis de produção, estes um dos objetivos Agrotins 2011 - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - que este ano trabalha o tema: Agricultura de Baixo Carbono. A Feira que esta em sua 11ª edição foi lançada oficialmente, na manhã desta terça-feira, 05, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Como um dos principais parceiros na realização da feira, o Ruraltins trará novidades, entre elas, a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário. Cerca 280 pequenos agricultores convencionais (individuais), atendidos pelo órgão, terão a oportunidade de comercializar os seus produtos, além de demonstrar aos visitantes as potencialidades da agricultura familiar. Na oportunidade, os agricultores terão a oportunidade de participar de cursos de capacitação.

Reforçando a meta principal do governo Estadual que é reduzir a pobreza no Tocantins, o Ruraltins também preparou o Circuito Ambiental com enfoque no combate a fome, despertando a consciência da população para o desperdício de alimentos que vão desde a produção, passando pela colheita, transporte, armazenamento, comercialização e processamento. “60% dos municípios do Tocantins são considerados com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ou seja, muita gente ainda não possui condições mínimas de sobrevivência, essa é uma problemática da fome que pode ser amenizada com o melhor aproveitamento de alimentos”, enfatizou Olimpio Mascarenhas, presidente do Ruraltins.

Durante os cinco dias, o Ruraltins promoverá Dias de Campo e visitas técnicas; apresentará alternativas de plantio de hortaliças; fará orientações ao agricultor sobre o trabalho do Ruraltins e as novas pesquisas realizadas pela Embrapa e Unitins Agro; entre outros.

Agrotins 2011

A feira acontece entre os dias 10 e 14 de junho, no Centro Agrotecnológico de Palmas e tem expectativa de receber 45 mil visitantes, entre agricultores, técnicos, pesquisadores, empresários, estudantes e público em geral. A Agrotins é uma iniciativa do governo do Estado, por meio, da Secretaria de Agricultura, Ruraltins, Adapec, Itertins, instituições públicas e privadas, além de entidades ligadas ao setor produtivo.

Em toda a programação estão inclusas mais de 350 palestras, clínicas técnicas, dinâmicas; capacitações; exposições de produtos e equipamentos; e eventos culturais.

Fonte: Ruraltins