Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Quem nunca pensou que poderia melhorar o país se estivesse ocupando um cargo político? Pensando nisso a Câmara dos Deputados do Brasil criou o projeto “Parlamento Jovem”, que dá a oportunidade a estudantes do Ensino Médio de serem “deputados” por uma semana.

Está é a 8° edição do Parlamento Jovem Brasileiro e mais de 546 jovens já participaram do projeto. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos a experiência da imersão parlamentar, com a sugestão de projetos de lei dos próprios estudantes, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo.

Neste ano serão escolhidos 78 estudantes de todos os estados para vivenciar a prática parlamentar. Os selecionados irão para a capital federal nos dias 26 a 30 de setembro com todas as despesas pagas pela Câmara Federal, onde vão acompanhar a jornada de trabalho dos deputados por cinco dias.

Pré-requisitos

Para participar os interessados devem estar matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ter idade mínima de 16 e máxima de 22 anos e formalizar a inscrição junto à direção da escola, mediante apresentação de um trabalho na forma de projeto de lei, optando por uma das seguintes áreas temáticas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e segurança Pública; Economia; Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Prazos

Os alunos têm até o dia 25 de maio para inscrever os projetos na escola. Já as unidades escolares deverão encaminhar os trabalhos até o dia 10 de junho para a Diretoria Regional de Ensino, onde serão selecionados cinco projetos e encaminhados para Coordenadoria de Currículo e Formação da Seduc.

Os quatro melhores trabalhos do Estado serão enviados para avaliação do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação e para a Câmara dos Deputados. O resultado que será divulgado no dia 10 de outubro apontará o aluno escolhido para representar o Tocantins em Brasília.

Segundo a coordenadora estadual do programa no Tocantins, Cláudia Regina, o Parlamento Jovem “visa contribuir para a formação dos alunos e estimular o jovem a exercitar a cidadania”.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc