Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os estudantes das escolas públicas tocantinenses inscritos no Programa Jovem Embaixador 2013 serão avaliados nesta próxima sexta-feira (21) por meio de prova escrita. A seleção que acontece das 14 às 17h nas escolas definidas pelas Diretorias Regionais de Ensino é a primeira etapa do programa de intercâmbio que vai levar 35 jovens brasileiros aos Estados Unidos.

O Jovem Embaixador é uma iniciativa da Embaixada Americana e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Anualmente, as entidades proporcionam uma viagem de três semanas a estudantes do ensino médio da rede pública de todo o Brasil.  

Para ser selecionado é preciso ter excelente desempenho escolar; possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; ter boa fluência oral em inglês; mostrar iniciativa e ser comunicativo; além de demonstrar flexibilidade e facilidade para se adaptar a realidades e culturas diferentes.

Segundo a assessora de currículo de Língua Inglesa da Secretaria Estadual da Educação, Maria da Natividade Glória Ribeiro, os estudantes ainda irão passar por outras etapas dentre elas a prova oral, marcada para o dia 03 de outubro, em Palmas.

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e já é desenvolvido em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros já participaram do programa, sendo 11 do Tocantins. (Ascom Seduc)