Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Depois de 25 dias de capacitação com aulas práticas e teóricas os 41 guias de 23 municípios tocantinenses selecionados pelo Programa Revelando Tocantins receberam o certificado com a chancela do Ministério do Meio Ambiente. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na noite desta quarta-feira, 06, no auditório da sede do PEC- Parque Estadual do Cantão com a presença de autoridades e , representantes dos municípios do entorno da Unidade.

Além do certificado, foi expedida uma carteira de identificação para que o condutor exerça a atividade. “A partir de agora estes condutores estão aptos a desenvolver a atividade de monitor ambiental dentro de sua região”, destacou o vice-presidente do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Rômulo Mascarenhas, que na oportunidade entregou o certificado a alguns condutores e reforçou que esses participantes serão multiplicadores ambientais em sua região.

Rômulo também destacou as parcerias, “o Tocantins é formado por belezas naturais que precisam ser cuidadas e preservadas, graças a união de instituições públicas e privadas, estamos formando cidadãos aptos para cuidar do meio ambiente em nosso Estado”.

Após a entrega dos certificados, os condutores ambientais leram mensagens sobre a experiência de cada um na capacitação e realizaram o juramento do Condutor Ambiental. Para o representante de Lajeado, Jonas Batista, o curso reforçou o entendimento de que preservar a natureza é uma soma de forças e de vontade, “Cuidar do meio ambiente depende de cada um de nós, e com o curso pude ampliar minha visão sobre as questões ambientais e a experiência foi inesquecível”, enfatizou.

O diretor da Fundação Assis Chateaubriant e criador projeto Revelando Tocantins, Luiz Fernando, disse que os participantes irão trabalhar em cada uma das regiões do Estado selecionadas pelo projeto. “O visitante que vier conhecer o Tocantins irá encontrar em nossos condutores qualidade de informação sobre as belezas do Estado, fortalecendo o turismo e o desenvolvimento sustentável de cada município”, concluiu.

Também participaram do evento a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Nilza Verônica Amaral, o presidente da Adtur – Agencia de Desenvolvimento Turístico do Estado, Lucio Flavo Adorno; o prefeito de Caseara, Valter Ferreira Santana, e representantes dos municípios do Entorno do PEC.

O curso

O Curso contou com a participação de 15 instrutores e 42 tendo apenas uma desistência, os alunos que foram selecionados de acordo com o perfil de cada um, sua atuação na atividade turística dentro do âmbito do município, ou que tenha pré-disposição para atuar como monitor ambiental. A seleção foi feita em 23 municípios das regiões turísticas do Estado, sendo selecionadas duas pessoas por cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Naturatins