Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins vem prestando serviço à comunidade através da Tribuna Livre reservada para as manifestações da população, instituições e demais segmentos da sociedade.

Durante as sessões ordinárias do mês de abril, na última semana, a Câmara teve a participação do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Polícia Comunitária), que fez um relato sobre as atribuições do CONSEGS, além de apresentar os membros da sua diretoria, que é presidida pelo Pastor Natanael Souza Silva. O Conselho de Segurança foi representado na Tribuna Livre pelo Aspirante PM Neves com a participação do comando do Corpo de Bombeiros, 8º Batalhão da PM, representantes da Polícia Civil e da AMAP (Associação das Mulheres Atuantes de Paraíso).

Na sexta-feira, 8, a Tribuna Livre foi ocupada pela FEPAR/FECIPAR, representada pela Presidente, Sônia Maria França, que atendeu ao convite do presidente da Câmara, vereador Lafaete Lobo (PT). A sessão contou a participação do Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Valdeni Martins Brito.

A Fecipar é uma instituição de ensino superior que está superando uma fase difícil “está saindo do vermelho”, graças ao apoio de todos. Informou que é uma entidade de caráter público-privado, que desde maio de 2010, recebeu o comunicado do MEC, solicitando informações uma definição sobre o tipo de faculdade, se ensino público ou privado, um procedimento que aconteceu em outras faculdades do Tocantins. O prazo foi estipulado até o dia 19 de maio de 2011. Esclareceu que é uma Fundação Hibrida, por isso, é fiscalizada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.

A Faculdade de Ciências e Letras de Paraíso, fundada ha 17 anos com mais de 1.000 diplomas, colocando no mercado de trabalho muitos profissionais capacitados. “Somos uma referência no Vale do Araguaia e temos o reconhecimento do secretário estadual de Educação, professor Danilo Melo que foi professor da Fecipar e que sabe da nossa realidade e importância”, disse a Sônia.

A presidente ainda fez um balanço da situação financeira da instituição, falou dos novos cursos que serão ministrados no antigo prédio da Unitins no Setor Oeste, cedido pelo Município. Os vereadores fizeram vários questionamentos direcionados à presidente da FEPAR e ao Secretário Municipal de Administração. O vereador Leonardo de Deus perguntou sobre a possibilidade da Fecipar ser encampada por uma outra instituição. Citando a Unitins, o presidente Lafaete Lobo sugeriu usar o prédio ao lado da Escola 23 de Outubro (anexo).

Fonte: Ascom Câmara de Paraiso do Tocantins