Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

Finalizada a programação de aniversário do município de Guaraí, o vice-governador João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos, juntamente com o prefeito do município, Padre Milton Alves da Silva, e demais autoridades estaduais e municipais, descerraram, no início da noite desta segunda-feira, 11, a placa inaugural da pavimentação asfáltica e drenagem dos bairros Piassava e São Luís, naquele município.

As obras beneficiam diretamente mais de 200 famílias. Ao todo foram aplicados recursos da ordem de R$ 1.300.000 garantidos pelo então deputado federal, João Oliveira, por meio de emenda parlamentar.

Reluz na região norte

Após o descerramento da placa, o vice-governador e demais autoridades presentes lançaram no início da noite desta segunda-feira, 11, nos setores Piassava e São Luís, o programa Reluz.

Guaraí é a quarta cidade tocantinense a receber o Reluz. No município, o programa beneficiará diretamente cerca de 23 mil pessoas. Segundo Aprígio José Fernandes Filho, gestor de contratos e eficientização da empresa Uberluz, responsável pela execução do Reluz no Tocantins, dentro de 60 dias, o projeto atenderá todo o município, padronizando a iluminação pública com lâmpadas mais econômicas e duráveis. “Nesta etapa de lançamento já instalamos mais de 330 pontos de luz de um total de 2500 pontos”, explica.

O lançamento do Reluz foi marcado pelo acendimento simbólico, promovido pelo vice-governador, João Oliveira, de um dos pontos de luz instalados no Setor Piassava, bairro beneficiado pelo Reluz. “Este é o primeiro passo de um programa que será extremamente positivo para a comunidade de Guaraí”, frisou o vice-governador.

Sobre o programa

Financiado pelo Governo Federal, o Reluz é um programa que visa melhorar e padronizar a iluminação pública dos municípios a partir da utilização de lâmpadas econômicas, gerando uma economia de 40% no consumo de energia.

Visando a execução do programa nos 139 municípios do Tocantins e os benefícios que o mesmo leva à população, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de pagar o financiamento de, aproximadamente, R$ 82,5 milhões como contrapartida. O gestor de contratos da Uberluz destaca que o Tocantins é o primeiro Estado a oferecer contrapartida para que o Reluz chegue a todos os seus municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vice-governadoria