Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Cerca de 300 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Via campesina no Tocantins começaram uma ocupação na Fazenda Dom Augusto no Km 25 entre Palmas e Porto Nacional nesta quinta-feira, 21. O proprietário da fazenda é Alcides Rebeschini.

Segundo afirmam integrantes do movimento o proprietário não tem a documentação de toda a área. Dos 3 mil hectares da terra, apenas 1.200 hectares seriam titulados, segundo argumenta o movimento.

Na versão dos líderes a terra é pública e inclusive o proprietário não justificou ao Incra a ausência de documentação.

Outro argumento para a ocupação é o fato da fazenda estar na lista suja do Ministério do Trabalho por prática de trabalho escravo a 100 trabalhadores no plantio de feijão. O caso veio à tona em 2005.

A ocupação será pacífica e não tem intenção de causar destruição no local, segundo integrantes do movimento informaram ao Conexão Tocantins. Uma Marcha também está sendo planejada reivindicando o uso das terras.“Nós queremos a terra para o povo produzir e essa terra pública tem que estar a serviço dos trabalhadores”, salientou um dos organizadores.Antônio Marcos é o coordenador do MST no Estado.

A manifestação faz parte do Abril vermelho realizado em vários outros Estados através de ocupações, fechamento de estradas, acampamentos dentre outras mobilizações.