Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 5 de abril e vai até o dia 13 de maio, sendo que o Dia “D”, será realizado no próximo sábado, dia 30, das 8 às 17 horas. Para imunizar um público de superior a 19 mil pessoas, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) está disponibilizando 34 postos de vacinação, compostos por Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas.

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, a meta é imunizar idosos,gestantes, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da Saúde. O público-alvo foi selecionado pelo Ministério da Saúde, baseado em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias.

Tríplice proteção

A vacina terá proteção contra os três principais tipos de vírus influenza que circularam no hemisfério Sul e está contra-indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo.

Segundo Juliana Araújo de Souza, coordenadora da Central Municipal de Vacinas da Semus, as complicações das infecções respiratórias causadas pelo vírus (pneumonias, internações hospitalares, agravamentos de doenças crônicas como cardiopatias e diabetes) são mais comuns em crianças e idosos, além das mulheres grávidas.

“A vacinação tem contribuído ao longo dos anos na prevenção da gripe e suas complicações, além da redução dos óbitos e gastos com internações e medicamentos. Na população acima de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir até 45% das internações hospitalares por pneumonias”, afirma a especialista.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa/Semus