Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

No Tocantins cerca de 60 pessoas farão o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras-Português (Prolibras). As provas serão aplicadas no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos dias 1º e 3 de maio.

Em todo o país aproximadamente sete mil surdos e ouvintes se inscreveram para 5ª edição do Prolibras, que pretende certificar pessoas fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com ensino superior ou médio completo, para o ensino e/ou tradução da Libras. A avaliação é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para a coordenadora de Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação, Maria Inês, com a avaliação mais profissionais estarão aptos para o ensino e tradução da Libras. A coordenadora explica que no Tocantins “muitas pessoas têm o conhecimento, mas falta ainda a comprovação da habilidade para interpretar a Língua Brasileira de Sinais”, conta.

Ellen Celestino estuda a Língua brasileira de sinais há 12 anos e fará a prova pela segunda vez. “Já tenho o certificado para uso e ensino e agora vou fazer o de tradução e interpretação”, segundo ela ter o diploma garante a capacidade da utilização da Libras e permite a “ampliação das oportunidades de trabalho”.

Os certificados do Prolibras, expedidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são aceitos por instituições de educação básica e superior em todo o Brasil.

Etapas

Os inscritos farão duas provas. A objetiva será aplicada no dia 1º de maio, às 15h com duração de duas horas. Os participantes responderão 20 questões de múltipla escolha e aqueles que obtiverem pontuação igual ou superior a 12 estarão aptos para a segunda etapa do processo. Já a prova prática será realizada às 14h do dia 3 de maio, com duração de 15 minutos para cada participante.

O resultado da prova objetiva e o cronograma para a realização da prova prática serão divulgados no dia 2 de maio no local de realização da primeira prova e no sítio da UFSC: http://www.prolibras.ufsc.br.

Para receber o diploma de certificação o candidato deverá alcançar média mínima 6 na prova prática, podendo chegar a 10 além de entregar todos os documentos exigidos, inclusive de comprovação escolaridade (ensino médio ou superior) de acordo com o nível da certificação.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc