Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Cerca de 300 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que ocuparam a sede do Incra em Palmas nesta quinta-feira, 28, deixaram a parte interna do órgão após acordo com representantes. No entanto, as barracas que foram montadas na porta e ao lado da sede continuarão.

O atendimento no órgão volta ao normal inclusive com o compromisso de que técnicos do Incra levante informações e documentos sobre áreas improdutivas apontadas pelo movimento. O superintendente do Incra, Roberval Gomes só vai receber os manifestantes na próxima segunda-feira, conforme informou a assessoria de imprensa. O acampamento, segundo assegurou os líderes continuará até que a demanda seja atendida.

O dirigente nacional do MST e do Movimento dos Atingidos por Barragens, Antônio Marcos em entrevista ao Conexão Tocantins salientou que o acampamento só chegará ao fim depois de entendimento sobre a pauta. O movimento quer a desapropriação das terras improdutivas do Estado.

“Só vamos desocupar quando houver uma negociação sobre nossa pauta”, afirmou. A Polícia Militar acompanha.

Indicação

Outro assunto que o representante e líder da manifestação salientou foi com relação ao fato do PT não poder indicar o superintendente do Incra e o Instituto Chico Mendes além do MDA. A bancada federal decidiu retirar tais indicações do partido.

“Nós não vamos aceitar. Já mandamos o recado para Brasília que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o MST é contra a indicação por parte do senador João Ribeiro e da bancada”, frisou.

O representante fez críticas duras à bancada federal do Tocantins em Brasilia e chegou a dizer que os deputados são “amigos da escravidão e inimigos da reforma agrária”.

“Esse pessoal aí é que são atuados por trabalho escravo”, frisou.

Aguardando contato

O Conexão Tocantins aguarda o contato com o senador João Ribeiro, que é líder da bancada federal no Estado, através da assessoria de Comunicação. A solicitação de informações sobre as indicações já foi feita à assessoria mas não houve retorno ainda. (Matéria Atualizada às 15h58)