Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 11ª Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária - contará com a participação de 36 produtores tocantinenses expondo seus rebanhos bovinos, ovinos, caprinos e equinos. O intuito é mostrar o que existe de melhor, em termos de qualidade genética de rebanhos, segundo informou o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Claudio Sayão Lobato.

“Através dessas exposições vamos levar tecnologia e mostrar o que há de novidade na criação de rebanhos aos participantes da Agrotins”, afirmou o coordenador. Segundo ele, as atividades são “importantes” para o crescimento e o aperfeiçoamento da produção tocantinense.

Durante a feira, também haverá julgamento de rebanho bovino da raça Nelore, torneio leiteiro e o portal da pecuária, onde será montada uma estrutura para produção de leite pasteurizado e de seus derivados. Neste espaço, também serão oferecidos alguns produtos para degustação.

A Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e vinculadas (Adapec, Ruraltins e Itertins ) em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.

Rebanho bovino

A pecuária é um dos pilares da economia do Tocantins. Segundo dados da coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro, atualmente o Estado possui 7,6 milhões de cabeças de gado para corte, terceiro maior rebanho da Região Norte no País, atrás do Pará e Rondônia. A carne bovina do Tocantins é exportada para mais de 100 países.

Apesar de a maior parte do rebanho tocantinense ser voltada para o corte, a criação de gado leiteiro também tem apresentado crescimento nos últimos anos. Atualmente, o Estado produz cerca de 233 milhões de litros de leite/ano. Ao todo, 35 laticínios no Tocantins que trabalham a produção de leite de seus derivados.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agrotins