Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Fundação Unirg e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) firmaram uma parceria que regulariza a situação dos internatos dos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Unirg.

O convênio foi assinado na última semana pelo presidente da Unirg, Eugênio Pacceli, pelo reitor do Centro Universitário Unirg, Alexandre Ribeiro Dias e pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla.

A parceria deveria ter sido firmada há pelo menos um ano e meio, quando os alunos começaram a cursar o internato. Por iniciativa da atual gestão a situação foi normalizada, beneficiando 16 alunos que atualmente fazem o internato na Bahia.

Além da regularização do internato em Salvador, houve a ampliação dos locais que irão receber os alunos de Medicina da Unirg. A partir do convênio assinado por Pacceli, os estudantes poderão estagiar também em unidades da rede da Sesab em Barreiras e Feira de Santana, nas áreas de clínica médica, ginecologia, pediatria e saúde coletiva.

“Estamos em um bom hospital, temos aulas teóricas e práticas, estudos de casos clínicos. A regularização do internato era o que faltava para que tudo estivesse a contento. Agora podemos continuar nossos estudos com tranqüilidade, sabendo que vamos nos formar sem nenhum tipo de transtorno”, disse o interno do 11º período, José Domingos Rocha Gonçalves, que estagia em Salvador.

Conforme o reitor Alexandre Dias, a parceria foi agilizada por intermédio do presidente da Fundação. “Com o apoio da presidência celebramos mais esta conquista. Para o acadêmico será um ganho significativo, pois isso permite que ele tenha aproximação com o mercado de trabalho, estagiando em unidades de referência, como o Hospital Roberto Santos, que possui cerca de 900 leitos e é uma referência no Norte e Nordeste do País”, disse o reitor.

Para o presidente Eugênio Pacceli, a situação dos estudantes era totalmente irregular, mas agora as pendências foram sanadas. “Não havia um instrumento formal que validasse a permanência dos estudantes. Resolvemos essa situação e já fizemos o contrato com os professores preceptores e isso regulariza de forma definitiva os internatos na Bahia”.

A Fundação Unirg está trabalhando ainda para regularizar as pendências dos internatos de Goiás, São Paulo e Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unirg