Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ampliar e fortalecer os serviços prestados pela Defensoria Pública do Tocantins na área de defesa à criança e ao adolescente foram os objetivos do encontro realizado na tarde desta segunda-feira, 09, entre o defensor público geral do Estado, Marcelo Tomaz de Souza, e a coordenadora do Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, Mônica Brito.

Durante visita na sede administrativa da Defensoria Pública, a coordenadora do Fórum Estadual estava acompanhada dos adolescentes da Rede Jovens Protagônicos de Palmas. A visita é parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, 18 de maio. Neste ano, a data é lembrada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA, com entrega de ofícios a diversas instituições reivindicando maior atenção e ações ligadas a prevenção da exploração sexual infantil.

Marcelo Tomaz afirmou que a Defensoria Pública está sempre de portas abertas para reivindicações, críticas e sugestões. “Esse diálogo é necessário para o desenvolvimento de qualquer instituição, pois é por meio de ações como esta que o Estado e o cidadão se desenvolvem. O que for nosso papel será cumprido”, afirmou o defensor público geral.

Atuação

A Defensoria Pública do Tocantins já atua de forma contínua e prioritária para garantir os direitos de crianças e adolescentes, bem como o acesso à educação, esporte, cultura, e ao lazer, por meio dos Núcleos Especializados da Infância e do Adolescente, presentes de norte a sul do Tocantins. Neste mês de maio, as ações serão intensificadas e fortalecidas com políticas públicas voltadas para a proteção, dignidade e respeito aos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, com atividades junto à comunidade das Comarcas da Defensoria Pública espalhadas por todo o Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Defensoria Pública