Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Paraiso do Tocantins realiza nesta segunda-feira, 16, a Luta Antimanicomial na Praça Cabo Luzimar, ao longo do dia, até as 17h30. Haverá palestras ministradas pelos funcionários do CAPS, entre eles psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Médico Psiquiatra, entre outros, haverá também musicas, oficinas, rodas de conversas e diversas coisas relacionadas a Luta Antimanicomial.

A Luta Antimanicomial se refere a um processo de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. Tal Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Caps

O Caps é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, tais como: psicoses, neuroses graves, depressão e/ou persistência que justifiquem sua permanência em um dispositivo de cuidado intensivo e promotor de vida, o objetivo do Caps é oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando acompanhamento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento de laços familiares e comunitários. No CAPS são oferecidos os seguintes recursos terapêuticos como: Atendimento Psiquiátrico, Clínico, Psicológico, Oficinas Terapêuticas, Atendimento à Família e etc.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Parasiso