Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Ascom/Adtur

Mateiros, a 380 quilômetros de Palmas, é um dos 65 Municípios Indutores do Turismo do País, e foi contemplado com o Projeto Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino. Desenvolvido pela Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em parceria com o MTur-Ministério do Turismo e a Sictur/Adtur – Secretaria da Indústria, Comércio e do Turismo/Agência de Desenvolvimento Turístico, o projeto prossegue nesta quarta-feira, 18, com a presença da gerente de Marketing da Ambev, Karina Subtil, que irá ao Jalapão com a diretora de Planejamento e Captação de Recursos, Adeneide Guedes, e com Rosa Eufrásio, presidente da secional da Abrasel do Tocantins.

No município turístico, os empresários incluídos na transformação dos empreendimentos gastronômicos daquele destino serão apresentados à representante da Ambev. São 16 os selecionados beneficiados pela intervenção revitalizadora e pela qualificação dos serviços, entre lanchonetes, restaurantes, panificadora, sorveteria, bar, pizzaria e pousadas. Para se credenciar a receber o benefício gerido pela Abrasel e seus parceiros, todas as empresas tiveram que se legalizar juridicamente. A Abrasel tem relatório fotográfico da situação estética e funcional destes empreendimentos antes da transformação que virá.

A ação foi decidida em maio de 2010 durante o lançamento do projeto Caminhos do Sabor, no Centro de Atendimento ao Turista, em Mateiros, reunindo empresários jalapoenses. A etapa sequente ao lançamento formou grupo de governança e realizou pesquisa de problemas, diagnosticando o perfil dos cursos de capacitações voltadas para boas práticas na manipulação de alimentos, gestão e finanças, e qualidade no atendimento.

Estiveram presentes os presidentes do conselho administrativo da Abrasel Nacional, Joaquim Saraiva e Rosa Eufrásio. Para o presidente, pretende-se o fortalecimento da sociedade turística, mobilizando-se os atores envolvidos. Ele citou exemplos de países como a França, de pequena extensão territorial, mas que recebe 70 milhões de turistas porque tem destinos qualificados e de qualidade.

A importância deste projeto para o desenvolvimento de Mateiros é destacada pelo sub secretário de Turismo e presidente da Adtur, Lúcio Flavo Adorno, como ferramenta importantíssima no dia a dia dos operadores da cadeia do turismo, formando parcerias valiosas. Rosa Eufrásio, da Abrasel estadual, acredita que a oportunidade é única para os empresários receberem a qualificação, boas práticas e qualidade de serviços, com maior arrecadação para o setor. Além disso o projeto não gera nenhuma despesa para os participantes.

O objetivo do projeto “Caminhos do Sabor” é respeitar e identificar as características gastronômicas regionais. Segundo Ana Cláudia Matos, da comunidade Mumbuca, que tem dois restaurantes contemplados com a transformação, na região são bastante procurados os pratos típicos como: sembereba de buriti, pirão de carne bovina, beiju de tapioca, quiboró (cortado de mandioca), mariasabel (carne seca com arroz).

Caminhos do Sabor

O setor de alimentação conta com aproximadamente um milhão de estabelecimentos no país, gerando mais de seis milhões de empregos e representando 2,4% do PIB brasileiro. Após a análise de alguns números relacionados à alimentação fora do lar, surgiu, em 2008, o projeto Caminhos do Sabor. O objetivo é reforçar a identidade gastronômica de cada cidade para agregar valor à imagem da região e aumentar a competitividade nela, aprimorando também a prestação de serviços a ser oferecidos aos turistas. Até o final do projeto serão contempladas cerca de 2.900 empresas em 75 destinos turísticos brasileiros.

Nesta ação de capacitação dos empreendedores e da mão-de-obra o Ministério disponibilizou R$ 12 milhões, focando também os visitantes da Copa 2014. Promover a competitividade entre o segmento gastronômico, como também atrair a fidelidade do turista por meio do paladar, será uma conseqüência positiva do projeto.

Fonte: Secom