Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

No Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) campus Gurupi, o projeto de extensão Gurupi Comics é um núcleo de produção e pesquisa de histórias em quadrinhos.

Atualmente, o projeto produz uma série de HQs que contam a história de Gurupi, conhecida como Capital da Amizade, da descoberta por Benjamim Rodrigues e até lendas e mitos como o tesouro dos jesuítas escondido na cidade. Fazem parte do projeto estudantes, professores, fãs de HQ, desenhistas, escritores e roteiristas, todos com o objetivo de produzir e fomentar debate sobre histórias em quadrinhos e seus recursos artísticos e pedagógicos.

Para o professor Pablo Marquinho, coordenador do projeto, “as histórias em quadrinhos tem um forte papel pedagógico, atuando de forma interdisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento, por isso é muito usada nas escolas para despertar o gosto pela leitura”.

O projeto pretende publicar o primeiro volume de histórias ainda esse semestre e, posteriormente, o grupo ampliará suas atividades oferecendo oficinas de desenho e roteiro de HQ para estudantes do ensino básico.