Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego, José Arcanjo Pereira Júnior, destacou que Palmas é destaque no segmento de turismo empresarial. Segundo ele a ocupação hoteleira da cidade vária de 70 a 80%. “Palmas é uma cidade de turismo de eventos e negócios, nós temos consciência deste potencial e trabalhamos para incentivá-lo ainda mais. Queremos atrair eventos de médio e pequeno porte, congressos, feiras e encontros religiosos”, destaca.

Ainda segundo Arcanjo, estes eventos movimentam toda a cadeia econômica do município, injetando capital no comercio da cidade. “Somente no carnaval deste ano tivemos oito mil pessoas visitando a cidade e encontros religiosos” pontuou.

Parque do Povo será entregue ainda este ano

Dando suporte para o turismo de negócios a prefeitura de Palmas irá entregar ainda este ano o Parque do Povo, uma área com mais de 4.000m² destinada à realização de feiras e eventos. O local terá dois auditórios, o primeiro com 720 lugares e o segundo com 420 lugares, área de shows e eventos externa, área de alimentação e sanitários.

Arcanjo explicou que para a finalização das obras do Parque do Povo faltam apenas alguns detalhes no acabamento e na parte de paisagismo do local, mas já tem data prevista para a inauguração oficial da obra. “Nós queremos inaugurar o Parque do Povo, na abertura da FenePalmas, que será realizada lá no período de 13 a 17 de setembro”, antecipou o secretário. O local comportará eventos de pequeno e médio porte.

Praias serão revitalizadas para a temporada de férias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego também esta trabalhando para combater a sazonalidade no turismo de Palmas. Segundo levantamento da pasta os turistas permanecem no município de segunda a sexta e vão embora aos finais de semana e feriados. “Nós estamos investindo e revitalizando os atrativos turísticos de Palmas para que o turista permaneça conosco nos finais de semana e feriados. Eles vêm a negócio para Palmas e ficam de segunda a sexta e vão embora aos finais de semana. Temos que oferecer atrativos para que eles fiquem também nos finais de semana, conheçam a cidade, as praias” explicou José Arcanjo.

Neste processo a prefeitura de Palmas irá revitalizar todas as praias oficiais do município, serão investidos mais de R$ 500 mil. Serão revitalizadas as praias da Graciosa, do Prata e das Arnos, com reforma nos banheiros, nas telas de proteção, além da limpeza e paisagismo das áreas. Segundo a Secretaria, durante a temporada de praias deste ano serão realizados eventos que potencializem a vocação de cada praia, respeitando as especificidades de cada uma. “Nossa intenção é segurar e entreter a população o dia todo, não só a noite com grandes shows. Teremos teatro infantil para as crianças, campeonato de pesca e muitas outras coisas”, argumentou o gestor da pasta.

Também será regulamentada a Praia dos Buritis, com instalação de barracas, área de lazer, estacionamentos, banheiros. “Já foi feito um convênio com o Ministério do Turismo e o recurso já se encontra disponível. Estamos terminando a fase de projeto e até julho já teremos infraestrutura básica lá, com tela de proteção e reposição da areia no local”, anunciou o secretário. O distrito de Taquaruçu também receberá investimentos em seu potencial cultural, serão realizadas atividades especificas. O festival gastronômico de Taquaruçu também será realizado no final de mês de julho.

Fonte: Ascop