Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito Raul Filho visitou as instalações da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) nesta terça-feira, 31. Acompanhado do secretário Municipal de Infraestrutura, José Francisco dos Santos; da secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Kenniane Lenir Nogueira; da diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda entre outras autoridades, o prefeito visitou uma das Estações de Tratamento de Água (ETA) e uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Raul Filho destacou que a visita é de suma importância para que se possa conhecer as propostas da Saneatins e os seus projetos. “Temos que conhecer as propostas da Saneatins e suas futuras instalações. Palmas está em franco crescimento e a Saneatins terá que se adequar a este crescimento”, ressaltou.

Durante a visita, os diretores da Saneatins explicaram que 66% da água que abastece a Capital é captada no Córrego Taquaruçu. Na oportunidade, José Vicente Marino, presidente da Saneatins, adiantou que a empresa está em processo de expansão de sua produção de água tratada, para suprir a demanda já existente. A produção de água tratada na ETA 006, captada no Córrego Taquaruçu deverá ser expandida de 500 litros/segundo para 700 litros/segundo, um investimento de cerca de R$ 3,2 milhões.

Raul Filho também visitou as obras de expansão da ETE da Vila União, que irá absorver outras duas ETE’s que serão desativadas em Palmas. Os investimentos nesta unidade giram em torno de R$ 18 milhões, segundo informou Aparecida Andrade, diretora técnica da Saneatins.

Revitalização do Córrego Taquaruçu

Ainda nas instalações da Saneatins, os diretores da empresa, apresentaram ao prefeito Raul Filho o “Projeto Taquarussu, uma fonte de vida”, que visa revitalizar a nascente e o leito do córrego. Segundo o presidente da Saneatins, com o crescimento de Palmas e os problemas ambientais em seu leito, o córrego não teria condições de abastecer Palmas em um futuro próximo.

O prefeito se predispôs também a buscar medidas para combater a degradação do Córrego Taquaruçu. “O Córrego Taquaruçu é o principal fornecedor de água para Palmas, temos que buscar ações mais contundentes, criar leis e mecanismos de proteção para ele”, destacou o prefeito.

Francisco Amarão, Gerente de Apoio e Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, que também acompanhou a visita, sinalizou positivamente quanto a também ser um dos parceiros do projeto.

Fonte: Ascop