Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O projeto Revelando Tocantins, que envolveu parceria entre o Governo do Estado, Ministério do Turismo e a Fundação Assis Chateaubriand, será apresentado nesta quinta-feira, 2, ao governador Siqueira Campos. O evento acontece às 19h no auditório do Palácio Araguaia, também com o lançamento do site www.revelandotocantins.org.br, que reúne informações sobre as belezas naturais, aspectos históricos, riquezas culturais, onde ficar, onde comer e o que fazer no Tocantins.

Quatro regiões turísticas foram priorizadas: Serras e Lago (Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional); Lagos e Praias do Cantão (Araguacema, Caseara, Pium e Lagoa da Confusão); Serras Gerais (Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga) e Encantos do Jalapão (Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins).

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Soares de Siqueira e o presidente da Adtur e subsecretário do Turismo, Lúcio Flavio Adorno apoiaram o projeto Revelando Tocantins com o olhar no futuro próximo, que prevê grande fluxo turístico que o Brasil receberá ao sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A Adtur produziu e estreará na solenidade, a exposição fotográfica “Tocantins, a Sétima Maravilha da Amazônia”.

Ao lado do Ministério do Turismo, a Fundação Assis Chateaubriand, com apoio do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins ( Adtur), realizou uma série de ações importantes para o setor. A primeira foi o mapeamento dos atrativos e da infraestrutura locais. O material coletado passou por uma organização hierárquica para orientar o direcionamento dos recursos e foi criado um sistema informatizado que reúne dados colhidos e analisados. Houve ainda a consolidação dos inventários e diagnósticos turísticos para os municípios trabalhados.

Durante o processo, foram desenvolvidas ações de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade a fim de que se faça o turismo de maneira sustentável e que o setor seja compreendido como forma de gerar empregos, riquezas e inclusão social. Outra etapa: reuniões de mobilização e oficinas participativas para qualificação de empresários, gestores públicos e profissionais relacionados ao turismo.

Com vigência até 1º de agosto, o projeto ainda oferecerá ações de capacitação presenciais e a distância, como cursos on-line de inglês instrumental, organização de eventos e qualificação para o atendimento ao turista. Cópias do relatório oficial e imagens dos atrativos locais serão distribuídas aos municípios para que possam dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelo desenvolvimento turístico.

O Portal

O portal www.revelandotocantins.org.br é fruto de levantamento realizado por especialistas em mais de 20 municípios durante um ano de trabalho pelo Projeto Revelando Tocantins. A nova página na web reúne uma série de dicas para facilitar a vida do turista e divulgar o estado, criando possibilidades de crescimento com a atração de visitantes brasileiros e estrangeiros. Um dos diferenciais do site é a renovação constante de informações, permitida pela criação de uma área restrita para que gestores municipais possam atualizar sempre o conteúdo.

Fonte: Ascom Adtur