Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos (PSDB) visitou nessa sexta, 03, o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), em companhia do senador Vicentinho Alves (PR), do presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte, e do diretor do grupo GDF Suez, Maurício Bahr, empresas construtoras da obra. Diante da magnitude do empreendimento Siqueira Campos reiterou seu apoio à iniciativa privada, lembrando que é preciso atrair empreendedores para investir no Tocantins e que o Estado dará todo apoio a eles, “pois o empresário é a locomotiva do crescimento econômico”.

A primeira turbina, de uma série de oito, já está em operação, gerando 135 megawatts de energia, o suficiente para atender uma população de 500 mil pessoas. A segunda turbina já está em fase de testes. Depois de pronta a UHE Estreito (previsão de término para 2012) gerará 1.080 megawatts de energia, que atenderá a uma população de 4 milhões de pessoas.

Siqueira Campos demonstrou satisfação em ter presenciado a licitação daquela obra e agora acompanhando o desenvolvimento do empreendimento no atual estágio. Segundo o governador, uma obra desta envergadura gera milhares de empregos diretos e indiretos – 11 mil operários no auge da construção e 3,5 mil atualmente, segundo a assessoria de imprensa do Ceste. Mais uma vez Siqueira Campos defendeu a construção de novas usinas hidrelétricas nos rios Tocantins e Araguaia, no território tocantinense.

Fonte: Secom