Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A subsecretária de Aquicultura e Pesca da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Miyuki Hyashida, participará do primeiro Mini-Fórum da UHE Luiz Eduardo Magalhães, que acontecerá na próxima terça-feira, 14 de junho, em Brejinho de Nazaré.

Até agosto, outros cinco municípios, banhados pelo Lago de Lajeado (Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Lajeado, Tocantínia e Ipueiras) também receberão os mini-fóruns. Os eventos precedem o 9º Fórum do Lago, realizado em Palmas, entre os dias 13 e 15 de setembro.

De acordo com Aldo Azevedo, diretor de Recursos Hídricos da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os mini-fóruns têm como objetivo sensibilizar e mobilizar a população dos municípios sobre o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Além disso, os eventos são importantes para o processo de implantação do Comitê das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães.

“O intuito é descentralizar as discussões referentes ao Lago, que já acontecem todos os anos no Fórum do Lago, realizado em Palmas”, destacou Aldo Azevedo. Segundo ele, a criação do Comitê das Bacias Hidrográficas será importante para incluir mais pessoas nessa discussão.

O comitê será formado por agentes do setor público (prefeituras, Governo Estadual, Governo Federal), da sociedade civil organizada ONGs e associações não governamentais) e agentes da sociedade. O 9º Fórum é uma realização da Organização Jaime Câmara, com o apoio do Governo do Tocantins. Já os mini-fóruns, realizados nos seis municípios banhados pelo Lago, serão promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro