Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Uma turma de 45 universitários do curso de Direito da Faculdade Católica Don Orione, de Araguaina visitou nesta tarde (13) o senador Ataídes Oliveira (PSDB TO) em Brasília. O grupo coordenado pela profª. Milena De Bonis, de Direito Constitucional, explicou que a visita ao Congresso Nacional faz parte de um programa de visitas aos principais órgãos envolvidos com o Poder Judiciário do País.

Na viagem a Brasília, além do Congresso Nacional o grupo da Faculdade Católica Don Orione tem na programação visitas a Advocacia Geral da União, Tribunal Federal de Recursos da 1ª Região, OAB, TCU, Superior Tribunal Militar, Conselho Nacional de Justiça, STJ, Procuradoria Geral da União e Supremo Tribunal Federal. A visita ao Supremo é ponto alto da visita, segundo a professora de Direito Constitucional, pois é a última palavra em matéria constitucional no país.

Ao recepcionar os alunos em seu gabinete, o senador Ataídes ressaltou a importância dos estudantes "ocuparem os espaços de trabalho de maneira ética e vigilante". Aos alunos, disse sobre a necessidade de se indignarem diante de situações como os "elefantes brancos" construídos com recursos do orçamento federal e abandonados por falta de recursos não previstos ou utilidade real.

"Urgente e essencial é a maior participação dos jovens brasileiros na vida política do país", disse Ataídes, que já foi professor de Direito, ao motivar os alunos a participarem mais ativamente das decisões que envolvem a coletividade.

Testemunho

A aluna Shely Delinnajara, testemunhou o bom aproveitamento da viagem a Brasília. A partir desta experiência, meus horizontes já estão mais amplos. Posso direcionar meus estudos não apenas para a carreira do Direito, mas também buscar espaço na atuação política, no magistério e nos tribunais locais como primeiro passo para os tribunais superiores. Da mesma maneira pensam os alunos Rômulo Martins (18) e Luis Fernando Azevedo (17), os alunos mais jovens do grupo – e "os mais esforçados da turma", de acordo com a orgulhosa professora Milena.

Os alunos da Faculdade Don Orione estão viajando sem ajuda governamental. Dividindo os custos de hospedagem e transporte, desta vez os alunos estão hospedados no Instituto Nossa Senhora da Piedade, da Congregação das Freiras Auxiliares, parceiro dos orionistas nesta iniciativa, explicou Milena De Bonis. Racionalizando despesas e levantando recursos através de ações pontuais como doações e rifas, todos os semestres a turma de Direito Constitucional retorna a Brasília, explicou a paulista Milena De Bonis, professora em Araguaina há quase três anos. “O meu principal retorno é ver nos olhos de meus alunos a "ampliação dos seus horizontes de vida", resumiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Ataídes Oliveira