Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins reuniu nesta terça-feira, 14, com representantes do município de Tocantínia para reativar o Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC).

O fórum é uma ação que favorece uma discussão referente à coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. Além dessa discussão, o FMLC busca uma interlocução entre a comunidade local e a gestão pública no sentido de envolver todos para a resolução dos problemas oriundos da má disposição dos resíduos.

Dentre os trabalhos desenvolvidos em Tocantínia, a equipe da coordenadoria de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins realizou pela manhã um seminário com todos representantes municipais para nivelamento de informação, onde foram abordados temas como: educação e sustentabilidade, efetivação do fórum do lixo com escolha dos membros e eleição da coordenação e secretaria executiva.

No período da tarde, a equipe trabalhou com a elaboração de um Plano de Ação com todos os membros eleitos e preenchimento de documentos. “A intenção dos trabalhos é atender de maneira eficiente os municípios com a criação e atuação do FMLC, fortalecer o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, bem como as ações implantadas nos municípios e ainda integrar as instituições locais para atuarem com objetivo comum”, frisou o coordenador Francisco Alves, integrante da equipe.

Além da gestão adequada do lixo, o município também recebe outros benefícios com a implantação do FMLC, dentre eles a pontuação no ICMS Ecológico, facilidades para obtenção de financiamentos, melhoria na qualidade ambiental do município e uma maior integração das instituições para resolução dos problemas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Naturatins