Polí­tica

A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio do Planalto e o governo anunciou que está ampliando em 75 por cento os subsídios com recursos do Orçamento e financiamentos para a segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida, que contará com recursos de 125,7 bilhões de reais até 2014 e prevê a contratação de 2 milhões de moradias. Quando o plano original foi anunciado, em março do ano passado, a previsão era de um total de 71,7 bilhões de reais em subsídios, dos quais 62,2 bilhões do Orçamento e 9,5 bilhões em financiamentos.

Os novos números apresentados pelo governo indicam que o Minha Casa, Minha Vida 2 terá 72,6 bilhões de reais do Orçamento e outros 53,1 bilhões de reais sob a forma de empréstimos, totalizando 125,7 bilhões de reais.

A partir de 2012, o Minha Casa, Minha Vida 2 passará a contar com a participação do Banco do Brasil também no financiamento à população de baixíssima renda. O banco já participava do programa no financiamento às famílias que ganham de três a dez salários mínimos.

A nova fase do programa apresentou ainda ajustes quanto às faixas de renda dos participantes. Diferentemente da primeira etapa, quando a divisão era feita por quantidade de salários mínimos, agora poderão participar famílias que ganham até 5 mil reais por mês.

Do total de moradias previstas, 1,2 milhão (ou 60 por cento) serão destinadas à população com renda mensal de até 1.600 reais. Outras 600 mil unidades irão para quem ganha até 3.100 reais e 200 mil moradias para famílias com renda de até 5 mil reais.

O valor médio das residências no âmbito do programa aumentou para 55.188 reais, contra 42 mil reais anteriormente. Já a área construída média das habitações subiu de 35 para 39 metros quadrados.

Para o deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) essa medida é muito importante para ajudar as famílias de baixa renda “O governo está ampliando um programa que já provou que dá certo e está trazendo mais dignidade para 2 milhões de famílias com previsão de atender até 2,6 milhões de famílias nos próximos 3 anos”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Lázaro Botelho

Por: Redação

Tags: Lázaro Botelho, Minha Casa, Minha Vida