Meio Ambiente

Com a finalidade de firmar parceria com os municípios no combate às queimadas irregulares, duas equipes da Coordenadoria Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins está em Mateiros e Monte do Carmo para mobilizar representantes de instituições públicas e privadas para implantação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo respectivamente. Os encontros acontecem nesta quinta-feira, 16, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental de Mateiros, e em Monte do Carmo na Câmara de Vereadores.

Em Mateiros, a equipe reuniu pela manhã com cerca de 30 parceiros, dentre eles representantes da prefeitura, Organização Não Governamental e representantes da comunidade local. Durante a reunião foram definidos os compromissos entre os parceiros, destes, o apoio da brigada municipal de combate ao fogo no Parque Estadual do Jalapão.

Nesta tarde, os participantes vão prestigiar o momento cultural e logo em seguida assinar o Protocolo, uma proposta do Governo do Estado, por meio do Naturatins, com o propósito firmar acordos entre órgãos governamentais, não-governamentais, proprietários rurais e a comunidade em geral, visando à educação, prevenção, controle e combate às queimadas.

Em Monte do Carmo, a equipe trabalha com a mobilização dos representantes locais. Durante encontro as técnicas buscam parcerias e após as orientações à população, segue para a formalização dos compromissos, estabelecendo a atuação de cada entidade envolvida que se compromete, voluntariamente, a contribuir com a redução de incêndios no município.

Vale ressaltar que a implantação e implementação desses programas configuram como incentivador das políticas públicas ambientais e também requisito que soma pontos no ICMS Ecológico.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Naturatins

Por: Redação

Tags: ICMS Ecológico, Monte do Carmo, Naturatins