Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Discutir o bullying com toda a comunidade escolar para que juntos escola e família ajudem na redução do problema, foi o que aconteceu com a Escola Estadual Vila União, em Palmas. O assunto foi discutido com todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O estudante Renan Ribeiro Carvalho, 12 anos, contou que durante a execução do trabalho aprendeu que as pessoas podem ficar com depressão, podem até se matar.

Bullying é uma palavra inglesa que se refere aos abusos psicológicos, sociais ou físicos realizados pelos denominados “violentões”. A estudante, 14 anos, disse que aprendeu que não devemos maltratar os outros.

A professora de línguas, Flávia Freitas Rodrigues Silva, explicou que o trabalho alcançou um resultado surpreendente, pelo interesse dos alunos e pelo leque de informações que eles apresentaram.

Flávia contou que já identificou casos de bullying entre os seus alunos, e que nestes casos, ela procura o estudante para conversar e em muitas vezes, algum educador vai até a casa dos pais.

O que Flávia percebeu durante as discussões sobre bullying é que em muitos casos, a forma de tratamento preconceituosa começa na família e muitos alunos contaram que brincam com os colegas insultando-os e desconheciam que era uma forma de violência contra a pessoa.

O bullying ocorre no trabalho, na vizinhança, na escola e para que houvesse uma maior mobilização, os alunos expuseram seus trabalhos para que outros conhecessem suas abordagens.

Também a gestora da escola aproveitou as reuniões com os pais para falar sobre o assunto e ajudar na conscientização da comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc