Estado

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Roberto Pires, participou na manhã desta terça, 21, da abertura do Fórum Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pela SECT - Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e FAPT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Tocantins. Representantes das instituições realizadoras do evento e parceiras, como a FIETO, participaram da cerimônia de abertura em um auditório lotado no campus II da Faculdade Católica do Tocantins em Palmas.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, abriu o evento explicando a metodologia do Fórum que conta com palestrantes representantes do segmento universitário, iniciativa privada e governo para debater assuntos classificados em 10 áreas: Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Recurso Naturais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia Renovável, Logística, Planejamento Urbano e Segurança Pública e Inovação Tecnológica.

Roberto Pires observou, na ocasião, a importância do Fórum para o debate de assuntos que interferem e interessam à indústria. “Esta é a forma mais democrática de influenciar nas políticas públicas. Nós vamos trazer nossas ideias e prioridades pra alavancar a indústria aqui no nosso Estado”.

A parceria da FIETO incluiu a participação de palestrantes nas áreas de educação (com a gerente executiva do SESI Tocantins, Rosilene Jaber), logística (com o consultor da área Olivier Girard), meio ambiente e recursos naturais (com o gerente da unidade SESI Palmas, Edson Cabral) energia renovável (com o colaborador do SENAI Ricardo Lemos) e inovação tecnológica (com o superintendente do IEL de Santa Catarina, Natalino Uggioni). Os debates começaram na manhã de hoje e continuam durante todo o dia.

Após a abertura, o presidente participou dos debates sobre o tema inovação e destacou a importância desta prática para o desenvolvimento do País. “Inovação é vital pra indústria no Brasil. Nesse mundo globalizado nós competimos com empresas asiáticas, por exemplo, com uma carga tributária bem menor que a nossa e encargos sociais bem menores. Então nós entendemos que a inovação é onde nós podemos fazer a diferença”.

O Sistema FIETO também foi representado no evento pelos conselheiros Emilson Vieira, Carlos Suzana, Sérgio Tavares, o superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias e pela diretora regional do SENAI/Tocantins Raimunda Tavares.

No final do evento, será entregue a Carta da Integração Governo e Sociedade com os resultados das discussões para o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos. O documento reúne recomendações para a elaboração da Política Estadual de Ciência e Tecnologia. O presidente Roberto Pires também participa do encerramento do evento, prevista para 18:00.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fieto