Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O telejornal “TCE Notícia” conquistou a primeira colocação na categoria júri popular e segunda na categoria programa de TV regional. Já o radiojornal “Minuto TCE”, ficou com o 2º lugar na categoria Júri Popular e 3º como programa de rádio. O TCE/TO também arrebatou o 1º lugar na categoria projeto Institucional. O programa “Agenda Cidadã” foi considerado, pela comissão técnica julgadora, a melhor iniciativa nesta área.

Na categoria júri popular, votaram os congressistas do Conbrascom, representados por assessores de imprensa de órgãos públicos ligados ao Poder Judiciário, como Ministério Público, Tribunais deJustiça, do Trabalho e Eleitorais, Defensorias, além dos Tribunais de Contas de todo País.

“A premiação sinaliza que estamos no caminho certo. Com os programas de rádio e televisão investimos na transparência e com o Agenda Cidadã aproximamos a sociedade do Tribunal de Contas”, disse o presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, ao comentar a premiação.

Os assessores de imprensa Lauri Meyer, Sandro Petrilli e Vilmara Bianchi representaram o Tribunal de Contas no Conbrascon e receberam os troféus. “Uma grande conquista da comunicação tocantinense, já que concorremos com grandes estados, com grandes orçamentos, como SP, RJ e MG. Prova que investir em planejamento de Comunicação Organizacional gera resultados”, destacou Petrilli.

Lauri lembra que a premiação é o resultado de uma decisão de gestão e do esforço e dedicação de toda equipe da Assessoria de Comunicação. “Sem uma política de comunicação, estrutura, apoio e comprometimento de toda a equipe não chegaríamos a lugar nenhum”, completa.

Trabalhos premiados

TCE Notícia - Com duração média de 5 minutos cada edição, o TCE Notícia é veiculado quinzenalmente na emissora púbica (Redesat) e no site do TCE. Estreou em 16 de abril de 2010, divulgando as decisões tomadas nas sessões das Câmaras e do Pleno e outras iniciativas do TCE/TO. Tem como finalidade esclarecer o papel da Corte de Contas, além de conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social, entendido como a fiscalização do dinheiro público exercida pela sociedade. Todas as edições são coordenadas e aprovadas pela equipe da Assessoria Comunicação Social (Ascom). O TCE Notícia também é publicado no site do Tribunal, no endereço www.tce.to.gov.br/sitephp/?pg=TCEnoticia/index e no youtube.

Minuto TCE - Veiculado três vezes por semana, nas 50 rádios comunitárias do Tocantins e na 96 FM, com duração de 1 minuto como o próprio nome informa. Divulga as decisões tomadas nas sessões das Câmaras e do Pleno, bem como outras iniciativas do Tribunal, a exemplo da Ouvidoria e dos serviços prestados à sociedade. Lançado em 13 de abril de 2010, o programa adota perfil jornalístico, levando à comunidade a missão do Tribunal, além de conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social. Todas as edições são idealizadas, coordenadas e aprovadas pela equipe da Assessoria Comunicação Social (Ascom) do Tribunal. O Minuto TCE também é publicado no site do Tribunal, no endereço http://www.tce.to.gov.br/sitephp/?pg=minutoTCE/index.

Programa Agenda Cidadã - O Programa Agenda Cidadã – Inclusão Digital com Responsabilidade Social é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. A iniciativa visa promover a formação e capacitação da sociedade, bem como dos técnicos e gestores públicos, de forma a contribuir com o controle social e efetivo exercício da cidadania.

Um dos principais objetivos do programa é trazer a sociedade para perto do Tribunal. Um exemplo é o projeto TCE de Portas Abertas, um dos braços do Agenda Cidadã, que recebe visitas monitoradas de estudantes e comunidade em geral. Outro destaque do programa premiado é o curso de informática que possibilita, gratuitamente, o acesso da população às tecnologias da informação.

O programa Formação de Agentes Públicos, Formap, também compõe o Agenda Cidadã. O TCE montou telessalas nos municípios beneficiados pelo programa, com DVD, TV LCD e computadores. Os espaços multimídia exibem as teleaulas dos cursos e capacitações do Formap gravadas pelos próprios técnicos do Tribunal de Contas.