Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mesmo com cancelamento do certame do Quadro Geral pelo atual governo a comissão de concurseiros formada para acompanhar o andamento do certame continua ativada. Do certame cancelado ficaram 70 mil candidatos que aguardam a convocação do novo concurso.

O presidente da Comissão, Cláudio Nogueira afirmou ao Conexão Tocantins neste sábado, 25, que o grupo pretende aguardar até o final de junho, prazo acordado com a Secretaria de Administração para o lançamento do edital do novo certame.

No entanto, ainda não há perspectivas para que no fim deste mês o edital seja lançado. “Se isso não acontecer vamos usar os mecanismos para pressionar o governo. Nós já sabíamos que uma vez cancelado o concurso anterior eles iam demorar para fazer outro”, salientou.

Segundo Nogueira a Secad afirmou que em no máximo 40 dias após o levantamento de dados o edital já iria ser publicado. A previsão do secretário Lúcio Mascarenhas é que o quantitativo de vagas que o certame vai prever seja divulgado ainda neste mês.

Transparência

O governo argumenta que é preciso ter cautela na organização do novo certame para que não ocorra erros e uma das preocupações, segundo a Secad informou ao Conexão Tocantins, é com a licitação da empresa que aplicará as provas.

Para Nogueira as preocupações do governo são válidas. “Esse cuidado para que não tenha erros é obrigação do Estado, vamos aceitar esse discurso até quando acharmos que vale a pena e que não é uma falácia”, salientou.

Contratos temporários

O representante dos concurseiros chamou atenção para o número de contratos temporários feitos elo atual governo. “O governo está gastando com esta mão de obra temporária e depois terá que colocar um efetivo, isso é um absurdo”, pontuou.

Reformulação

O Site da comissão, que representa os candidatos que ficaram inscritos para o novo certame, está sendo reformulado e uma série de manifestações será programada, segundo Cláudio, caso o governo demore na convocação do certame. A comissão atua desde quando o certame anterior foi suspenso e manifestou indignação com o cancelamento.