Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Para fortalecer a inclusão, a Escola Estadual Henrique Santana, de Gurupi, está ministrando um curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para um grupo de 20 alunos, que serão multiplicadores. A escola conta com uma Sala de Recursos, na qual são atendidos estudantes de outras escolas.

De acordo com a gestora Natalina Almeida de Souza, a escola ainda tem condições de receber mais alunos para a Sala de Recursos e a sua pretensão é que o curso seja ministrado também para os professores.

Natalina percebeu que melhorou a comunicação entre os alunos, está acontecendo uma verdadeira inclusão gerando oportunidades de todos aprenderem. Ela destaca que os alunos já realizaram na escola apresentações culturais com a utilização de Libras. Ela espera que no próximo semestre, os alunos possam continuar o curso para se aperfeiçoarem melhor.

A Escola conta com 188 alunos matriculados na primeira fase do ensino fundamental e 182 na Educação de Jovens e Adultos.

Na DRE Gurupi

A experiência de aprender Libras está sendo compartilhada na Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, onde uma equipe de professores está estudando com o mestre Fernando Cardoso.

A professora de Matemática da DRE, Ingred Gillung Nikkil, que está aprendendo Libras, estuda todos os dias e conta que todos os professores deveriam estudar a língua dos sinais para atender melhor os alunos com deficiência auditiva. Além do mais, para ela, participar do curso é como uma terapia.

Fonte: Ascom Seduc