Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Sgt Filho/PMTO

Superar limites, conhecer as potencialidades do próprio corpo, agindo com o espírito de união. Estes são alguns dos objetivos da Jornada Policial Rural, que a Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT) realiza, nesta terça e quarta-feira, dias 28 e 29, na área do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Palmas, com os 44 cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Durante a jornada – que iniciou desde a madrugada desta terça-feira -, os cadetes são colocados à prova em situações práticas que eles mesmos encontrarão em sua carreira militar, diante de situações adversas, de risco e em tarefas que exijam rapidez, conhecimento e tática.

Durante os dois dias os cadetes ficarão na área do treinamento sendo postos, cada vez mais perto, de situações reais. Para tanto, a Academia, em parceria com o 22º BI, montou 12 estandes para a simulação das ocorrências. Tiro de Ação e Reflexo, Atividades em Altura (tirolesa, falsa baiana e comando crown), Tiro com Fuzil, Educação Física com Armas, Sobrevivência em Ambiente Rural, Pista de Aplicação, Patrulha Rural Diurna e Noturna, Munição Química, Orientação no Terreno Diurna e Noturna e Atividades Psicológicas compõem a série de atividades pelas quais passarão os cadetes – todas com instrutores especializados da PMTO e Exército.

“É de fundamental importância para a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos do CFO, considerando que a Academia está viabilizando aos cadetes a oportunidade de ampliação e fortalecimento das habilidades e atitudes já adquiridas no 1º ano do curso. Com esse fortalecimento, ganham os profissionais de segurança pública envolvidos, a instituição e a própria sociedade”, disse o comandante da APMT, tenente coronel Marcelo Falcão Soares.

No local das atividades há toda uma logística pronta para possíveis eventualidades, com atendimento médico de emergência, transporte para locomoção -- caso haja necessidade, e enfermeiros. Neste primeiro ano do curso a Jornada Policial Rural funciona como uma prévia, uma ambientação para os cadetes em situações que eles vão se deparar ao longo da vida. No segundo ano haverá, além da execução das atividades, o planejamento destas; e no terceiro e último ano do curso haverá um planejamento mais avnçado, envolvendo teatro de operações, imprensa, reféns, dificuldades inerentes às operações, entre outros.

O aspirante Vinícius, do Exército Brasileiro, instrutor de Tiro de Ação e Reflexo, informou que “o intuito é criar nos alunos o instinto do tiro rápido, bastante utilizado em ambientes urbanos, e o grupamento está muito receptivo”. Já o capitão Márcio Antonio Rodrigues de Carvalho, da PMTO, também instrutor de tiro, comentou que a intenção é provocar “o auto-conhecimento nos alunos, seus limites e mostrar para os cadetes que eles podem se superar, agindo com rapidez diante de uma situação real”, frisou. O treinamento terminará às 20h10 desta quarta-feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PM