Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) fez a pouco no Plenário do Senado em Brasília um depoimento sobre a sua convivência com o ex-presidente e senador Itamar Franco, que faleceu no último sábado dia 2 de julho.

Ataídes lembrou que pouco depois de discursar pela primeira vez no Senado, em três de maio deste ano, foi questionado por Itamar sobre quais cargos públicos já havia ocupado. “E eu lhe disse que, até então, nunca havia exercido nenhum cargo público” disse

Segundo Ataides, ao ouvir a resposta, Itamar, espantado, disse: "é interessante que o Senado tenha homens como V.Exª entre nós" e o convidou a sentar a seu lado no Plenário. Ataídes aceitou o convite e, a partir daí, dialogou com o senador mineiro em várias oportunidades, recebendo conselhos do colega.

Professor Itamar Franco

“Durante as três semanas seguintes à minha posse, passei a sentar ao seu lado, entre o meu líder Álvaro Dias e o ‘professor’ Itamar Franco", diz Ataides. E assim foi até a sua internação para tratamento de saúde, contou Ataídes pouco antes do encerramento dos trabalhos em sinal de luto, como determina o Regimento Interno do Senado.

“Posso afirmar que essa receptividade a um principiante, por um ex-presidente da República, um cidadão com o calibre do nosso querido Itamar Franco, marcou a minha vida e vai marcar para o resto de toda ela”, afirmou Ataídes.

Para Ataídes, a ausência de Itamar deixa "uma lacuna na nação brasileira. Homem de coragem, nunca se curvou aos movimentos da política brasileira. Sua história de vida é reta, e a sua participação na história do Brasil deixa-nos mais orgulhosos de nossa própria história", disse o senador Ataídes.

Por: Redação

Tags: Ataídes Oliveira, Itamar Franco, Senado