Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues Siqueira Campos assina posse do Djalma Leandro na recém-criada Secretaria Siqueira Campos assina posse do Djalma Leandro na recém-criada Secretaria

O governador Siqueira Campos deu posse no início da noite desta quinta-feira, 07, ao titular da recém-criada Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, desmembrada da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania, o delegado de polícia Djalma Leandro. “O Dr. Leandro assume a pasta com autonomia e força total para resolver os problemas da Pasta, com prioridade para o sistema penitenciário, o qual conhece muito bem”, afirmou o governador.

O novo secretário disse que assume a pasta consciente da responsabilidade, principalmente levando em consideração a situação em que se encontra o sistema penitenciário e penal do Estado. Djalma Leandro afirmou que ações emergenciais serão tomadas para amenizar a situação “e o Governo do Estado viabilizará a construção de unidades prisionais em Palmas e Araguaina para resolver o grave problema da superlotação carcerária, que se instalou nos últimos anos”, disse.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos disse, ainda, que serão desenvolvidas políticas sociais visando atender as necessidades da população em geral, envolvendo os adolescentes, mulheres, minorias e de assistência aos idosos. Ações efetivas e eficientes serão realizadas, segundo o secretário, para combater o avanço das drogas, problema social que assola não somente o Tocantins, como todo o Brasil e o mundo. Para isso, serão desenvolvidas políticas preventivas e educativas, visando minimizar as ações repressivas por parte dos aparatos de segurança pública.

Perfil

Nascido no Estado do Rio Grande do Norte, Djalma Leandro chegou ao Tocantins em 1989, onde foi nomeado Delegado de Polícia. Foi o primeiro Diretor da Academia de Polícia Civil do Estado do Tocantins, ocupando o cargo por dez anos. Exerceu a Titularidade das Delegacias de Polícia de Sampaio/TO; Delegacia Estadual de Crime Contra os costumes, Jogos e Diversões Públicas; Delegacias Distritais de Taquaralto e Arnos; Delegacia de Polícia Interestadual – POLINTER. Foi titular da 4ª, 5ª e 6ª Delegacias de Polícia Circunscricionais de Palmas; Delegacia Especializada de Crimes Contra o Patrimônio - DEPATRI e Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Consumidor e a Economia Popular - DERCCON. Respondeu pela Diretoria dos Direitos da Cidadania e pela Diretoria Geral de Justiça do Tocantins. Exerceu os cargos de Chefe de Gabinete, Secretário Executivo e Subsecretário da SSP/TO.

À disposição do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins exerceu o cargo de Oficial de Gabinete da Corregedoria. É professor da ACADEPOL. Membro da Comissão de Concurso para provimento de cargos da estrutura da Secretaria de Segurança Pública /TO e membro do Conselho Superior de Polícia; Coordenador Estadual do Conselho de Segurança Pública do Meio Norte, integrado pelos Estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Amapá. Em missão especial empreendeu viagem de estudos aos Estados Unidos e Canadá. Possui curso de Formação Técnico Profissional de Delegado de Polícia; Gerenciamento de Crises; curso Superior de Polícia; curso de Políticas Estratégicas Nacionais; pós-graduação em Planejamento de Segurança Pública e Docência.

Fonte: Secom