Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador Ataides Oliveira (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira, 13, de Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do SESI; e Carmen Silveira de Oliveira, secretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram do debate.

A ministra Maria do Rosário fez um balanço dos 21 anos do ECA, completados em 2011. Durante a reunião, falou sobre as conquistas e os desafios relacionados ao cumprimento do ECA.

Membro titular da Comissão, Ataídes de Oliveira parabenizou o trabalho da ministra e também falou sobre as dificuldades na completa aplicação do Estatuto da Criança e Adolescente no Brasil. O senador tocantinense falou da importância do papel dos órgãos públicos, mas também ressaltou "o papel da família na proteção e direcionamento dos jovens".

Ataídes falou do crescimento do envolvimento dos jovens nas drogas, da prostituição infantil "muitas vezes motivada pelos próprios pais", da necessidade de dar maior importância e condições de trabalho para o professor e escolas e outros agentes importantes na formação das crianças e adolescentes brasileiras.

Sistema S

Aproveitando a presença do presidente nacional do Sesi, Jair Meneguelli na Audiência, o senador Ataídes falou da importância das entidades do Sistema S na formação da juventude no país.

Ataídes Oliveira que está solicitando dos órgãos federais competentes uma radiografia do movimento financeiro das entidades do Sistema S como o SESI, SESC, SENAI, SENAT, SENAR e outros, prometeu ao presidente do SESI que a partir de agosto, vai "cobrar um pouco mais de participação formal do Sistema S na formação dos jovens do Brasil".

Fonte: Assessoria de Imprensa Ataídes Oliveira