Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comemorando10 anos de atuação entre os festivais de cinema, o Festival Chico 2011 recebeu151 inscrições. O evento será realizado durante a FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, a partir do dia 26 de julho até o dia 02 de agosto - oito dias de evento, com mostra competitiva, mostras paralelas e atividades setoriais. Nesta edição, o Chico premiará com um novo troféu e mais R$ 13 mil distribuídos em oito categorias competitivas e duas menções honrosas.

Entre os convidados confirmados estão: o cineasta e escritor Hermes Leal, Rodrigo Bouillet, coordenador do Cine Mais Cultura (Ministério da Cultura- MinC), Antônio Leal, diretor-executivo do Fórum dos Festivais e membro-diretor do Congresso Brasileiro de Cinema, o trio de articuladores do Circuito Fora do Eixo, Pablo Capilé, Rafael Rolim e Felipe Silva, e a documentarista Cynthia Falcão, secretária da ABD Nacional e do CBC, coordenadora de formação do CANNE- Centro Audiovisual Norte-Nordeste.

Serão ministradas palestras, oficinas e painéis, abordando os temas: ilustração digital de personagens, perspectivas audiovisuais, adaptação literária para cinema, cineclubismo e redes colaborativas. O evento terá oito dias de programação diurna e noturna, envolvendo diretamente 24 agentes do audiovisual tocantinense em sua produção, e contando com vários outros colaboradores nesta.

As categorias avaliadas pelo júri técnico serão “Melhor Reportagem - TO”, “Melhor Publicidade – TO”, “Melhor Videoclipe – TO, “Melhor Curtíssimo – TO, sendo que, não havendo inscrição de longa efetuada,este Júri também concederá 2 Menções Honrosas a curtas selecionados.E pelo júripopular serão avaliadas as categorias “Melhor Curta – BRA”, “Melhor Curta Amazônia”, “Melhor Videoremix – TO”, e “Melhor Vídeo – BRA”, as duas últimas disponibilizadas na web.

A10ª edição do Festival Chico é uma realização do CIM – Centro de Imagem e Som, com o patrocínio do Governo do Estado do Tocantins.

Tem apoio cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, Canto das Artes, Revista de Cinema, Cine Mais Cultura, Circuito Fora do Eixo, GM Turismo e Eventos, Hotel Estrela, Public Produções, Public + Web, Inovação Contabilidade, ATCV -Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo.

Abertura e Encerramento

O Festival tem início com a Mostra Chiquinho, às 11h, na terça-feira (26), mostra infanto-juvenil dos acervos Cine Canto das Artes e Cine Miragem, e 20:30 h será exibido em caráter hours concors o filme Soldados à Caminho do Puteiro - memórias de uma guerra quase imaginária (2011, 78 minutos). Roteirizado, produzido e dirigido por Hermes Leal – um dos homenageados em 2011 -, o longa documental fala sobre a Guerrilha do Araguaia, assunto constante na imprensa e na memória do povo tocantinense. No encerramento, dia 02 de agosto, será lançado o documentário Uma Noite em 99 – que retrata a história de 10 anos do festival -, dirigido por André Araújo, coordenador do Festival Chico 2008 e 2009.

Oficinas

A oficina do editor da Revista de Cinema, Hermes Leal, também jurado na edição2010 do Chico terá como tema “Adaptação literária para cinema”.

As inscrições para a oficina poderão ser efetuadas encaminhando os dados pessoais e um perfil profissional do requerente para o email oficina@festivalchico.com.br. Estão sendo ofertadas até 40 vagas, desde o dia13 de julho.

Gostaria que informassem como as pessoas podem se inscrever na palestra de ilustração de personagens para livros do dia 26/07.

Já as inscrições para a palestra de “Ilustração Digital de Personagens para Livros”, podem ser feitas através de formulário online disponível em http://erickgoes.blogspot.com/2011/07/workshop-de-ilustracao-de-personagens.html

Programação:

Dia 26 de julho, terça-feira

Palestra: Ilustração digital de personagens

Palestrante: Erick Goes e Kamuel Alves (GEDJA)

Horário: 16:30 a 18:30 h

Dia 27 de julho, quarta-feira

Painel Perspectivas Audiovisuais

Horário: 16:30 a 18:00 h

Convidada: Cynthia Falcão - coordenadora de formação do CANNE -Centro Audiovisual Norte-Nordeste.

Mediadora: Yonara Aniszewski - Presidente ATCV

Dia 28 de julho, quinta-feira

Oficina: Adaptação Literária para Cinema

Oficineiro: Hermes Leal – roteirista, produtor e diretor

Horário: 16:30 a 18:30 h

Monitor: Marcelo Horst - assistente de coordenação do Festival Chico

Dia 29 de julho, sexta-feira

Painel Perspectivas Audiovisuais

Horário: 16:30 a 18:00 h

Convidado: Antônio Leal - Diretor-executivo do Fórum dos Festivais

Mediadora: Juliane Almeida – coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins

Dia 30 de julho, sábado

Oficina: Adaptação Literária para Cinema

Oficineiro: Hermes Leal - roteirista, produtor e diretor

Horário: 16:30 a 18:30 h

Monitor: Marcelo Horst - assistente de coordenação do Festival Chico

Dia 31 de julho, domingo

Painel Cine Mais Cultura

Horário: 16:30 às 18h

Convidado: Rodrigo Bouillet - coordenador do Cine Mais Cultura

Mediadores: Cássio Renato Cerqueira e Tharson Lopes - cineclubistas

Dia1º de agosto, segunda-feira

Painel Fora do Eixo

Convidados: Pablo Capilé, Rafael Rolim e Felipe Silva

Horário: 16:30 às 18h.

Circuito Fora do Eixo

O circuito Fora do Eixo é um coletivo de ações formado em 2005, idealizado por produtores culturais do Acre, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. Na rede, realiza-se a troca de experiências, intercâmbio e fomento à produção de conteúdo cultural. O circuito envolve a circulação dos mais variados produtos culturais. Hoje o Circuito Fora do Eixo integra todos os estados da região sul, centro-oeste, sudeste e norte, presente em 25 Estados do País e outros países da América Latina.

Currículos dos convidados:

Hermes Leal

Nascido em Araguaina, Hermes Leal é jornalista, romancista, produtor e diretor. É um dos homenageados na 10ª edição do festival, sendo o longa documental Soldados à Caminho do Puteiro – Memórias de uma Guerra Quase Imaginária (2011, 78 minutos)exibido em caráter hours concors. Além de vários livros publicados, Leal é criador e editor da Revista de Cinema, dirigiu cerca de 10 documentários e trabalhou em diversas emissoras de TV. Hermes integrou o júri técnico do Festival Chico 2010 e ministrará a oficina de adaptação literária para cinema em 2011.

Pablo Capilé

É coordenador de planejamento dos festivais Calango e Grito Rock e um dos fundadores do Espaço Cubo - Instituto Cultural Cuiabano, além de sócio-fundador da Casas Associadas, e um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo.

Rafael Rolim

Coordenador do Clube de Cinema Fora do Eixo e responsável pela frente de comunicação do Massa Coletiva.

Felipe Silva

Felipe Alten felder Silva é membro do Circuito Nacional Fora do Eixo.

Rodrigo Bouillet

Cineclubista, ex-diretor na ASCINE-RJ – Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro e um dos organizadores do Cineclube Tela Brasilis. Atualmente coordenador de rede da ação Cine Mais Cultura (Ministério da Cultura – MinC).

Cynthia Falcão

Cynthia Falcão é pernambucana, documentarista e radialista. É coordenadora de Formação do CANNE - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, diretora-secretáriada ABD -Nacional e do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema. Dirigiu quatro documentários para TV escola em 2006: Tecendo o Repente (Building Repente); O Beabá do Repente (Repentes Academia); Com a Boca no Mundo (Singing To The World); A Produção Cultural e a Propriedade Intelectual.

Antônio Leal

É diretor-executivo do Fórum dos Festivais, diretor do Congresso Brasileiro de Cinema

(CBC), diretor-executivo do Instituto Brasileiros de Estudos de Festivais Audiovisuais (Ibefest), professor do curso Film & Televison – Formação Executiva em Cinema e TV, da FGV. É também consultor de Incentivos Fiscais à Cultura e das oficinas de formatação de projetos da Caravana Petrobras Cultural/Programa Petrobras Cultural.