Cultura

Foto: Cleia Gomes Objetivo da visita dos secretários foi acompanhar como estão sendo realizados os serviços de reforma e restauração do Memorial Objetivo da visita dos secretários foi acompanhar como estão sendo realizados os serviços de reforma e restauração do Memorial

Os secretários da Educação, Danilo de Melo Sousa e da Cultura, Kátia Rocha, visitaram na manhã desta quinta-feira, 21, as obras de reforma e restauração do Memorial Coluna Prestes. O objetivo é acompanhar como estão sendo realizados os serviços, já que não será permitido utilizar produtos abrasivos.

Estão sendo feitos reparos no piso, nas instalações elétricas, no sistema de som e pintura de todo o prédio. Também as peças de artes serão passadas por um processo de limpeza e, se necessário for, de restauração.

A secretária da Cultura, Kátia Rocha, explicou que o Memorial deve ser aberto para que a população do Tocantins tenha acesso à história. O Memorial deverá ser inaugurado em outubro, o auditório será utilizado durante a Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, para a realização do Festival Chico.

O Memorial é composto por um auditório, com 90 lugares, por uma sala de estudos com material sobre a Coluna Prestes, por uma escultura de bronze de Luís Carlos Prestes, denominada ‘cavaleiro da luz’, criação de Maurício Bentes e integra o Forte dos 18 de Copacabana. Por meio do Memorial, o Tocantins presta uma homenagem à marcha Coluna Prestes pelo interior do Brasil e é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Maria de Jesus Pereira de Almeida, que trabalha há 9 anos, no Memorial Coluna Prestes, disse que a reforma era necessária porque todos os setores estavam apresentando danos, os painéis estavam descolando. Maria de Jesus contou que há muito tempo que o Memorial estava fechado para visitas, muitas pessoas iam ao local e saiam frustradas por não ter visitado. Para ela, um dos maiores problemas era o ar condicionado que não estava funcionando e com isso, todo o material histórico estava deteriorando.

Fonte: Ascom Seduc