Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Com o objetivo de integrar os eventos do Festival de Verão – Eco Praia Sono 2011, ainda na programação do aniversário de 164 anos de criação do município, a Prefeitura de Pedro Afonso realiza no próximo domingo 24, a 3ª Descida de rio em balsa ecologicamente correta.

A saída está marcada para acontecer na praça Cel. Lysias Rodrigues, a partir das 6h, com parada para almoço e previsão de chegada na Praia do Rio Sono às 17h. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Educação, para adquirira camiseta alusiva ao evento, e pagar a taxa de embarque na balsa no valor de R$ 10,00. Além disso, cada participante deverá levar um colete individual salva-vidas, roupas leves, protetor solar, chapéu, bonés, entre outros.

Balsa ecologica

Construída com cerca de 10 mil garrafas pet vazias, a balsa ecologicamente correta tem capacidade para abrigar 120 pessoas. Segundo a secretária municipal de Educação, Alba Maria Brito Costa, a iniciativa da descida de rio serviu para alertar os moradores e visitantes da necessidade da preservação ambiental. “Buscamos não só criar uma embarcação ecologicamente correta, mas também lembrar da preservação desta riqueza e diversidade natural que a cidade de Pedro Afonso possui”, ressaltou.

Concurso Cultural

E para o próximo ano, a Prefeitura Municipal organiza um concurso que deverá movimentar toda a cidade. Lembrando as festividades do município de Parintins no Amazonas, Pedro Afonso deverá contar com dois símbolos do folclore regional integrados à descida de rio: a Boiúna e o Nego D'água

Para o prefeito de Pedro Afonso, José Júlio Chagas (Julhão), o concurso cultural deverá agitar a programação de lazer da cidade em julho de 2012. “Nossa intenção é incentivar os moradores e visitantes de Pedro Afonso a encampar esta brincadeira ecológica para que se torne tradição no município. Cada morador e participante deverá escolher de que lado vai participar, durante a descida de rio, se é da Boiúna ou do Nego D'água”, afirmou.

Nego D'água

Diz a lenda que o Negro D'água ou Nego D'água habita diversos rios tais como o rio Tocantins, Rio Grande e o rio São Francisco. Manifestando-se com suas gargalhadas, preto, careca e mãos e pés de pato, o Negro D'água derruba a canoa dos pescadores, se eles se lhe recusarem dar um peixe.

Em alguns locais do Brasil, ainda existem pescadores que, ao sair para pescar, levam uma garrafa de cachaça e a atiram para dentro do rio, para que não tenham sua embarcação virada.Suas características são muito peculiares, ele seria a fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Apresenta nadadeiras como de um anfíbio, corpo coberto de escamas mistas com pele.

Boiúna

A boiúna, de boi, "cobra" e una, "negra", também conhecida como boiaçu, demboi e açu, "grande", ou ainda cobra-grande faz parte do ciclo dos mitos d'água, de que a cobra é um dos símbolos mais antigos e universais. Senhora dos elementos, a cobra-grande tinha poderes cosmogônicos, explicando a origem de animais, aves, peixes, o dia e a noite. Mágica, irresistível, polimórfica, aterradora, a cobra-grande tem, a princípio, a forma de uma sucuri ou uma jibóia comum. Com o tempo, adquire grande volume, abandona a floresta e vai para o rio. Os sulcos que deixa à sua passagem transformam-se em igarapés. Habita a parte mais funda do rio, os poções, aparecendo vez por outra na superfície. É descrita como tendo de 20 metros a 45 metros.

Fonte: Ascom Prefeitura de Pedro Afonso com informações Wikipedia