Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade carnavalesca de Palmas (Cocar), apresentará o Projeto Escola de Samba em movimento & Roda de Samba, nos dias 31 de julho e 1º de agosto no espaço folguedos da Feira Internacional Literária do Tocantins – Flit, que acontece entre os dias 25 de julho a 03 de agosto na Praça dos Girassóis em Palmas.

O grupo vem ensaiando em ritmo forte a percussão e neste inicio de semana os ensaios serão de marcação, o novo figurino e adereços foram aprovados e esta em fase de conclusão. O presidente da Cocar, Rogério Ribeiro, destacou que a iniciativa dá visibilidade aos carnavalescos e proporciona mais uma opção de entretenimento ao público. Ribeiro também esteve conhecendo o espaço folguedos e aprovou, “é ideal para apresentação do projeto pos oferece uma visibilidade e podemos interagir com o público e a literatura na Flit. A comunidade carnavalesca de Palmas agradece e parabeniza a todos que estão no comando deste gigantesco projeto, educacional, cultural e social”, salientou Ribeiro.

O Projeto, as apresentações e o repertório são voltados para o samba de raiz. Um projeto que pressupõe maior envolvimento com a comunidade e será apresentado por membros das Escolas de Samba de Palmas que são filiadas a Cocar; Mocidade Independente, Eternamente Jovem, Mangueira Palmense, Unidos dos Girassóis, Unidos da Vila União e Novo Império.

Ritmistas, Rainha da Bateria, Casal Porta-bandeira e Mestre Sala, Passistas e Destaques, são as atrações do projeto, que envolve ainda a roda de samba com seus instrumentos: cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, Cuíca, agogô, reco-reco, tamborins e percussão.

Segundo o presidente da Cocar os carnavalescos e sambistas de Palmas estão dispersos e sem motivação e o projeto visa fazer com que as pessoas sintam mais amor pelo carnaval. “Ou nos mexemos ou vamos perder ainda mais batuqueiros e componentes para outros segmentos, para o forró, hip hop, para o funk e danças de salão”, afirma Ribeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cocar