Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

Cercado pelos personagens lúdicos que emprestam magia e encantamento à Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) o governador Siqueira Campos visitou no início da noite desta segunda-feira, 25, as instalações do evento, que nos próximos 10 dias serão palco de uma verdadeira viagem pela literatura. “Nosso desejo é incentivar a produção e tornar a leitura uma rotina para as crianças, pois só assim, por meio da educação e do conhecimento, poderemos chegar ao Estado dos nossos sonhos”, disse Siqueira.

Ao passar pelo espaço Estação Jovem Campeão, o governador recebeu uma homenagem de um grupo de pioneiros mirins, que o receberam com palmas e o chamando de “Siquerido”. As crianças agradeceram ao governador pela oportunidade de participarem da Flit com uma canção. Logo após o governador Siqueira Campos visitou a praça de alimentação, o espaço Estação Girassol e seguiu para o auditório Juarez Moreira.

Ao falar a imprensa sobre a Flit o governador enfatizou que o evento é uma oportunidade para o despertar de vocações. “Esse acesso ao conhecimento desperta muitas vocações e é o que fortalece a produção intelectual no nosso Estado. Teremos aqui as personalidades mais importantes da literatura nacional e internacional e todos nós ganhamos com isso. Ganhamos mais conhecimento, qualidade de vida e melhores condições para todos”, ressaltou o governador.

O governador lembrou ainda que a Flit é um espaço para a diversidade e que é preciso a união de todos para que um dos frutos do evento seja o combate a desigualdade. “Esta Feira une diversos agentes de todos os cantos da sociedade e é preciso que diversos setores se envolvam, para que juntos possamos levar à sociedade o conhecimento, que é um de seus maiores anseios e para que assim também possamos combater as injustiças e desigualdades”, concluiu o governador.

Programação

A programação da Flit segue até o próximo dia 03 de agosto e durante a Feira os visitantes além de poderem adquirir obras literárias também poderão participar gratuitamente de shows musicais, palestras, apresentações de teatro e dança, apresentações circenses e de recitais de poesias, entre outros. Na noite desta segunda-feira, 25, após a abertura oficial da Flit, acontece a palestra da escritora camaronesa Léonora Milano e o show com o cantor de renome nacional Seu Jorge.

Fonte: Secom