Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Dornil Sobrinho

A tradicional Maratona das Águas, que faz parte da programação esportiva da temporada de praia, na Ilha Porto Real, movimentou o final de semana em Porto Nacional, 60 km de Palmas. Este evento foi inédito no Estado de Tocantins, pois contou com a participação de três atletas da Seleção Brasileira de Canoagem, além de todo o quadro de atletas da Associação de Canoagem de Porto Nacional, com destaque para a atleta Ediléia Matos, hoje considerada a primeira atleta da Seleção Olímpica Brasileira, na categoria Cadete e a segunda na categoria Júnior.

Ediléia participou recentemente do campeonato sul-americano de canoagem na cidade do Rio de Janeiro, onde teve uma participação de destaque. Seu bom desempenho foi motivo de cogitação para que representasse o Brasil no Campeonato Mundial Júnior a ser realizado na Alemanha.

O circuito das águas atraiu esportistas de várias modalidades e faz parte dos Jogos de Verão, uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, através da Secretaria de Esportes. As competições, de canoagem e natação, começaram no sábado, 23 de julho, às 9 horas da manhã, com a canoagem de velocidade.

A Maratona das Águas, que ainda contou com a parceria da Federação Tocantinense de Canoagem e Investco, teve o seguinte resultado:

• K1 Escola categoria iniciantes: 1º lugar: Wendel Chipan, 2º lugar: Luiz Neto, 3º Lugar: Thayson;

• K1 Olímpico, categoria cadete masculino: 1º lugar Matheus Lima, 2º lugar, Alexandre, 3º lugar, Alexandre;

• K1 Olímpico, categoria júnior masculino: 1º lugar William, 2º lugar Ayrton Rodrigues e 3º lugar, Thindaro Dias.

• k1 Olímpico Feminino Open: 1º lugar, Ediléia Matos; 2º lugar: Priscila Mendes, 3º Lugar: Miriam

• K2 Olimpíco Masculino: 1º Lugar: Thindaro Dias e Ayrton Rodrigues, 2º lugar: William Lopes e Joabe, 3º Matheus Lima e Alexandre

• K2 Olimpico Feminino Open: 1º lugar: Priscila Mendes e Miriam, 2º lugar: Edileia Matos e Jully, 3º lugar: Suelma Nunes e Luane Dias.

Na natação masculina, os vencedores foram Gustavo Guimarães em 1º lugar, Alcides Alfredo em 2º e Frederico Augusto em 3º. Na natação feminina a campeã foi Thiana Tille, seguida de Welma Rezende em 2º e Márcia Regina em 3º. No duatlo masculino os 7 primeiros colocados foram, Valdeir, Yuri, Wander, Marco Túlio, Luan, José Amilton e Mayko Taisson, respectivamente. No duatlo feminino as vencedoras foram Sonayra, Márcia Regina e Eliana.

À tarde aconteceu o torneio de futebol de areia masculino que teve como vencedora a equipe do Pro Jovem e vice campeã ABFC. No vôlei de dupla feminino, a dupla vencedora foi a representante do Bom de Bola, as irmãs Rayane Araújo e Dayane Araújo, em 2º veio a dupla da ABFC, Lindomar Alves e Walquíria de Oliveira; e em 3º a equipe do Cometa, Marcela Lima Azeredo e Gabriela Botteri.

Além disso, houve também o campeonato de truco que teve como vencedores Adilton e Austerno Pimenta em 1º lugar e Patrício e Victor em 2º.

Show com a Banda Reprise

Enquanto isso, no palco da Ilha Porto Real, as atrações contagiaram o visitante da praia neste final de semana. A começar pelos Deskarados do Forró, no sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, aulas de aeróbica e shows com D’ Menores e a atração nacional, Banda Reprise, de São Luís do Maranhão. Os cantores, Léo, Paulinho e Nathália, levaram ao público um repertório dançante, trazendo o melhor do forró, sertanejo universitário e sucessos da banda.

Vale lembrar que a Temporada 2011 da Ilha Porto Real ainda tem mais um final de semana de atrações para quem visita a praia. Neste sábado, dia 30, e no domingo, dia 31, tem o encerramento dos campeonato de futebol de areia masculino e feminino, vôlei masculino e feminino e tênis de mesa masculino e feminino.No sábado, haverá show com Wedson Ferreira e Nona Canta Porto e no domingo, a temporada termina com o show da banda Quebraê.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional