Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Dornil Sobrinho Operários trabalham na montagem da estrutura dos jogos Operários trabalham na montagem da estrutura dos jogos

Os XI Jogos dos Povos Indígenas que aconteceriam de 8 a 15 de outubro, na Ilha Porto Real, em Porto Nacional, 60 Km de Palmas, foram adiados por um mês. O Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena marcaram nova data. Agora, os jogos acontecerão de 5 a 12 de novembro. O período para o credenciamento da imprensa foi estendido até o dia 30 de outubro.

A alteração na data foi em função de um novo padrão de convênio estabelecido pelo Decreto Presidencial 7568/2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 16 de setembro, que inviabiliza convênios entre o Governo Federal e Entidades Privadas sem edital.

Na Ilha Porto Real já estão em andamento a construção das ocas e limpeza da areia para construção da arena com capacidade para 8 mil pessoas. A Prefeitura Municipal de Porto Nacional está trabalhando, através das secretarias municipais com os preparativos para recepcionar os participantes dos Jogos. São aproximadamente 1300 indígenas, além dos turistas que virão para prestigiar o evento, o que promete uma grande mobilização na cidade.

Os hotéis de Porto Nacional já estão praticamente sem vagas para reservas. A expectativa é que a cidade receba cerca de 200 jornalistas de vários segmentos da imprensa, de todo o Brasil e do mundo, que já estão realizando o credenciamento para cobertura do evento. Além disso, aproximadamente 150 voluntários estão se cadastrando para ajudar nos Jogos.

Como sede dos XI Jogos dos Povos Indígenas, Porto Nacional, que já é Berço Cultural do Tocantins, prestigiará a riqueza da cultura indígena com toda a sua beleza, o que enriquecerá ainda mais a história da cidade. Um dos pontos positivos para a cidade será ainda o aumento no fluxo de pessoas e grande movimentação econômica no período dos Jogos.